A tabela a seguir mostra os dados de um experimento em que uma semente foi submetida à germinação durante duas semanas. A planta resultante da semente foi observada durante esse período. Na tabela, A = altura da planta (em cm).Dia 1^1Condiç&es do meioDía 1ACondiç&es 1 do meio |10encharcado e com pouca luz82.9úmido e com luz direta (8 horas)20úmido e com luz indireta (6 horas)93.5úmido e com luz direta (8 horas)30úmido e com luz direta (8 horas)103.9úmido e com luz direta (8 horas)40.7úmido e com luz indiieta114.2úmido e com pouca luz51.5encharcado e com pouca luz124.9encharcado e com muita luz61.5encharcado e com luz indireta134.9encharcado e com pouca luz72.9úmido e com pouca luz145.5úmido e com luz indiretaa)Indique o dia em que ocorreu a germinação da semente.b)Discuta que condição ambiental favoreceu a germinação e/ou o desenvolvimento da planta.c)Há alguma condição desfavorável à germinação e/ou ao desenvolvimento da planta? Explique.
Respostas
a) A semente germinou no quarto dia.
b) De acordo com o quadro, as condições ideais para a germinação da semente colocada sob experimento são a presença de umidade e iluminação indireta. A presença de água ativa os processos bioquímicos da semente responsáveis pela sua germinação e, por esta ainda estar iniciando seu desenvolvimento, algumas estruturas que poderiam se beneficiar pela luz direta ainda não estão presentes.
c) Pelo quadro apresentado, se as condições ideias de germinação para a semente foram a presença de umidade e pouca luminosidade, as condições desfavoráveis seriam o inverso: pouca ou nenhuma umidade e pouca luminosidade. A água e a luz são os fatores essenciais para a germinação e desenvolvimento de um vegetal, sua escassez é capaz de impedir seus processos bioquímicos de acontecerem.