13.Na maior parte dos recifes de corais ocorre uma relação de mutualismo entre esses animais e algas microscópicas chamadas de zooxantelas. Nessa relação. o coral fornece às algas gás carbônico, fósforo e compostos nitrogenados. ao passo que recebe delas aproximadamente 60% dos compostos orgânicos produzidos na fotossíntese. Um fenômeno, ainda pouco conhecido, está ameaçando a vida desses organismos marinhos. Ele consiste no desaparecimento das algas simbiontes. provocando o “branqueamento" dos corais. Estudos recentes apontam diversas causas para isso, como poluição, desmata- j mento, aumento na incidência de raios UV e. principalmente. alterações na temperatura da água.a)Considerando os temas ambientais debatidos atualmente, por que há preocupação a respeito da temperatura da água do mar?b)Quais as possíveis consequências do branqueamento dos corais a longo prazo?c)Reúna-se com seus colegas e discuta algumas medidas que possam ser tomadas para combater o branqueamento dos corais.
Respostas
Olá!
a)Considerando os temas ambientais debatidos atualmente, por que há preocupação a respeito da temperatura da água do mar?
A temperatura elevada do mar leva à produção de substâncias tóxicas pelas algas que são muito prejudiciais aos corais que estão fixadas. Quando isto ocorre, é natural que como um processo de defesa, o cnidário expulse as algas, gerando uma liberação e diferença traumática de energia e provocando a morte dos corais.
b)Quais as possíveis consequências do branqueamento dos corais a longo prazo?
Com o branqueamento dos corais haverá grande erro no ecossistema marinho, provocando prejuízos à cadeia alimentar. Além disso, a filtração que estes seres realizam no mar deixará de ser eficiente.
c)Reúna-se com seus colegas e discuta algumas medidas que possam ser tomadas para combater o branqueamento dos corais.
Como medidas, podemos citar a redução da poluição atmosférica, que é originária principalmente de queimadas e desmatamentos.