r). Aranhas, ácaros e escorpiões pertencem ao subfilo dos quelicerados. mas apresentam diferenças na organização corporal. Compare esses animais quanto à segmentação, apontando as diferenças.
Respostas
Olá!
Como todos os antropos, os quelicerados possuem um corpo segmentado com articulações recobertas por uma camada de quitinas e proteínas.
O corpo é constituido por duas regiões, uma anterior formada pelo cefalotórax ou prosoma e uma posterior formada pelo abdome.
A segmentação específica de cada um dos exeplos do enunciado são:
1- Aranhas: eles apresentam o cefalotórax indiviso (prosoma) e o abdome (com glândulas fiandeiras), que mostram tratos de segmentação, unidos por um pedúnculo estreito. Possuem quelíceras através dela empelem o veneno, e os pedipalpos.
2- Ácaros: formados por uma única estrutura, eles não são segmentados entre cefalotórax e abdome. Possuem quelíceras e pedipalpos.
3- Escorpiões: Seu corpo é vagamente estruturado em dois segmentos (tagmas): um tronco (prosoma) e um abdome (opisthosoma) claramente bipartido e na ponta tem o aguilhão através dele expelem o veneno. Possuem quelíceras e pedipalpos.