• Matéria: Biologia
  • Autor: NicolasSouzzza3342
  • Perguntado 8 anos atrás

12. Mosquitos hematófagos, popularmente denominados borrachudos, sâo muito comuns nas cidades litorâneas das regiões Sudeste e Sul do Brasil; suas larvas aquáticas desenvolvem-se nos rios das encostas da Serra do Mar. Os adultos alimentam-se do sangue quente de vertebrados, incluindo o do ser humano. Suas picadas provocam reação alérgica localizada, com intensa coceira. Para combater os borrachudos, grandes quantidades de inseticida íoram lançadas nos cursos de água. com o que se pretendia exterminar as larvas desses insetos. A medida foi eficaz a curto prazo: a quantidade de borrachudos diminuiu drasticamente no primeiro ano após a aplicação de inseticida, mas nos anos subsequentes as populações de mosquitos atingiram níveis muito superiores aos observados antes. Um grupo de biólogos, chamado para estudar o caso. constatou o desaparecimento de populações de muitas espécies de anfíbios anuros típicas daqueles ecossistemas e associou esse fato à explosão populacional dos borrachudos. No relatório final, afirmaram que a origem do problema foi o lançamento de inseticidas altamente tóxicos nos cursos de água.a)O combate aos borrachudos poderia acarretar o desaparecimento das espécies de anfíbios?b)De outro modo, como poderiam estar relacionados o desaparecimento das espécies de anfíbios e a explosão populacional dos borrachudos?

Anexos:

Respostas

respondido por: gilmaasilva
5

Olá!


a) Sim. A maneira como foi feita a aplicação dos inseticidas tóxicos afeta o meio em que as fases jovens dos anfíbios vivem. A morte dos girinos implica diretamente no desaparecimento da população, pois são eles que dariam continuidade à propagação da espécie.


b) Os anfíbios alimentam-se de insetos, como os borrachudos, proporcionando um equilíbrio populacional. O desaparecimento dos anfíbios diminui a predação sobre os borrachudos, que encontram situação favorável ao seu crescimento populacional.


Espero ter ajudado!

Perguntas similares