• Matéria: Português
  • Autor: bianchinicardopaxzvo
  • Perguntado 8 anos atrás

5. O uso descuidado dos anafóricos pode produzir ambiguidades que nos impedem de saber qual foi a intenção do redator ao escrever seu texto. É o que se dá com a passagem que vem a seguir:

Perante o tribunal, o menino identificou como seu agressor o colega do primo que frequenta a mesma escola que ele.

a) A quem se refere o pronome relativo que?
b) A quem se refere o pronome pessoal ele?
c) Imagine que o pronome relativo esteja se referindo a colega. Reescreva o trecho, usando um pronome demonstrativo para indicar que o colega frequenta a mesma escola do primo.
d) Imagine que o pronome relativo esteja se referindo a primo. Reescreva o trecho, usando um sinônimo de colega para indicar que o primo frequenta a mesma escola do colega.

Respostas

respondido por: eulucioaraujo
16

Olá!


a) Não se sabe ao certo. Conforme a frase foi construída, ela ficou sujeita a uma múltipla interpretação. O pronome "que" pode se referir tanto ao primo, quanto ao colega.


b) Há multiplicidade de possibilidades. O pronome pessoal "ele" pode se referir ao menino, como pode se referir ao primo e ao colega.


c) Perante o tribunal, o menino identificou como seu agressor o colega do primo que frequenta a mesma escola que este. (O pronome demonstrativo "este" retoma o último elemento citado; no caso, "primo".)


d) Perante o tribunal, o menino identificou como seu agressor o colega do primo que frequenta a mesma escola do acusado.


Espero ter ajudado, um abraço! :)

Perguntas similares