• Matéria: História
  • Autor: lucassoaresfcba
  • Perguntado 7 anos atrás

Tiradentes e a conjunção mineiraJoaquim José da Silva Xavier, o "Tiradentes" (1746 — 1792) foi um dentista, tropeiro, minerador, comerciante, militar e ativista político que atuou no Brasil colonial (1530-1815), mais especificamente nas capitanias de Minas Gerais e Rio de Janeiro, na conspiração conhecida como a Inconfidência Mineira.

Esse movimento foi uma insurreição das elites locais de Minas Gerais contra a cobrança abusiva de impostos da metrópole portuguesa, baseada no Quinto - 20% de todo o metal extraído - e da quantidade de escravos. A revolução seria iniciada no dia da execução da "derrama", uma medida administrativa da coroa portuguesa que permitia a cobrança forçada dos impostos, inclusive com a detenção dos devedores e uso da violência. Delatada por traidores no movimento, a derrama foi suspensa e todos os inconfidentes presos. O único a assumir a participação na Inconfidência Mineira e ser condenado a morte foi Tiradentes durante um processo de julgamento de três anos. Os restantes dos inconfidentes foram degredados do Brasil. Tiradentes foi enforcado em 21 de abril de 1792, sendo considerado o primeiro herói e mártir brasileiro, especialmente quando surgiu a República no país. A bandeira criada pelos insurgentes representa hoje a do estado de Minas Gerais.


Curiosidades sobre a Inconfidência Mineira

A Inconfidência Mineira pretendia estabelecer um governo republicano independente de Portugal, criar indústrias no país que surgiria, uma universidade em Vila Rica e fazer de São João del-Rei a capital. Haveria eleições para escolha do presidente. Nessa república não haveria exército – em vez disso, toda a população deveria usar armas, e formar uma milícia quando necessária. Há que se ressaltar que os inconfidentes visavam a autonomia somente da província das Minas Gerais, e em seus planos não estava prevista os direitos civis da população feminina.

A maioria dos conspiradores eram homens ricos e cultos como Cláudio Manuel da Costa e Tomás Antônio Gonzaga. O único pobre era Tiradentes, que era um simples alferes (cargo militar de baixa patente), e que tinha esse apelido por exercer também o ofício de dentista. Contudo, era ele o principal agitador, procurando conquistar a adesão do povo ao movimento. Resultado, todos os inconfidentes que tinham posses conseguiram escapar da pena máxima, trocando-a pela prisão ou pelo exílio.

 


Gente, eu queria que vocês resumissem isso no máximo em 15 linhas, obgd dnd

Respostas

respondido por: MariaDrumond05
0

Joaquim da Silva Xavier, (Tiradentes) foi um dentista, tropeiro, minerador, comerciante, militar e ativista político que atuou no Brasil colonia , na conspiração conhecida como a Inconfidência Mineira.

Foi um movimento quanto a cobrança de impostos abusivas. A revolução seria iniciada no dia da execução da "derrama.O único a assumir a participação na Inconfidência Mineira e ser condenado a morte foi Tiradentes durante um processo de julgamento de três anos. Os restantes dos inconfidentes foram degredados do Brasil. Tiradentes foi enforcado em 21 de abril de 1792, sendo considerado o primeiro herói e mártir brasileiro, especialmente quando surgiu a República no país.

A Inconfidência Mineira pretendia estabelecer um governo republicano independente de Portugal. A maioria dos conspiradores eram homens ricos e cultos.

Perguntas similares