Respostas
Os sirênios são mamíferos que vivem permanentemente dentro de água, encontrando-se perfeitamente adaptados às exigências deste meio. O seu corpo gordo e focinho carnudo, dão-lhe um aspecto curioso.
Os membros dianteiros encontram-se transformados em barbatanas adaptadas à natação. os sirénios apresentam o esqueleto denso e sólido.
Os pêlos que rodeiam a boca destes animais têm uma função tátil, assumindo um papel importante na orientação do animal, particularmente nas águas turvas onde se encontram frequentemente.
Os sirênios são herbívoros, alimentando-se de uma grande variedade de algas marinhas e plantas aquáticas, submersas e flutuantes, como os jacintos de água.
Existem duas famílias de sirênios, que se distinguem facilmente, entre outras razões, por apresentarem formatos diferentes de cauda:
Manatins e Dugongos.
exemplo: Vacas-Marinhas.
Resposta:
Em zoologia, os sirénios, sirênios, ou sirenídeos (latim científico Sirenia) pertencem a uma ordem de mamíferos marinhos herbívoros, de que fazem parte o dungongo e os manatins, por vezes apelidados de peixe-boi ou vaca-marinha.
Estes animais passam toda a sua vida na água e, para isso, têm várias adaptações: Os membros anteriores estão transformados em nadadeiras, os membros posteriores estão reduzidos a um pelvis vestigial, a cauda é alargada e achatada horizontalmente, formando um “remo”
_laryz7_