(Unicamp) A tabela abaixo indica cinco ambientes com suas respectivas produções primárias anuais médias. Indique um fator ambiental importante que justifique os valores de produção em cada uma dessas áreas.
*Ambientais* _ *Produção(g/m²)*
Regiões abissais _ Menor que 36
Deserto _ 36 a 183
Tundra _ 183 a 1095
Floresta tropical unida _ 1095 a 3650
Estuários _ 3650 a 9125
Respostas
Produção primária trata-se da síntese de matéria orgânica a partir de compostos inorgânicos através de reações químicas. Seres vivos que fazem este processo são os seres autótrofos. Em cada situação temos as seguintes razões para as taxas de produção primária:
Regiões abissais: pouca ou nenhuma luz inviabiliza o processo de fotossíntese, a principal reação química de síntese de matéria orgânica.
Deserto: a escassez de água dificulta existência de seres vivos que realizam fotossíntese.
Tundra: apresenta produção maior que os dois ambientes anteriores justamente por possuir mais luz e umidade, logo, permitindo a vida de seres vivos que realizam fotossíntese, mas por conta do clima a vegetação é esparsa.
Floresta tropical úmida: diferentemente da tundra, a vegetação é grande e heterogênea, permitindo grande produção primária.
Estuários: é o encontro de rios e com o mar. Nessas áreas temos meios aquáticos que permitem a existência de algas verdes, grandes produtoras primárias, e também temos as vegetações terrestres que também são grandes produtoras primárias. É por isso que a produção aqui é a maior.