• Matéria: Matemática
  • Autor: Dalife
  • Perguntado 8 anos atrás

Uma lata cilindrica, fechada embaixo e aberta na parte de cima, tem altura de 17 cm e sua borda é uma circunferência de comprimento 30 cm. Na superfície interna da lata, a 4 cm da borda superior, há uma mosca parada. Na superfície externa da lata, a 1 cm da base e no mesmo plano que passa pela mosca e que divide a lata duas partes iguais, encontra-se uma aranha. A aranha anda pela superficie da lata até chegar á mosca, fazendo o caminho mais curto entre elas. Quantos centímetros a aranha anda pela superfície interna da lata ?

Respostas

respondido por: jceos
1
Tem alguma figura? Creio que esta questão esteja incompleta, pois pelo enunciado não sei se a aranha está na mesma posição angular em relação à mosca ou no ângulo oposto ao da mosca. Considerando que a mosca está na posição 0° da projeção da circunferência da borda:

Se supormos que a aranha está na mesma "região" curva da lata (posição 0°, vista de cima), só que do lado externo, então ela, que está a 1 cm da base, precisará subir 16 cm por fora e depois que chegar à borda superior, descerá 4 cm até alcançar a mosca, totalizando 16 + 4 = 20 cm.

Se supormos que ela está na "região" curva oposta (posição 180º, vista de cima), então ela subirá por fora 16 cm, andará na borda superior metade da circunferência, ou seja, 15 cm, e, quando chegar na "região" curva do lado onde mosca está, descerá na parte interna 4 cm até ela, totalizando 16 + 15 + 4 = 35 cm.
Perguntas similares