Respostas
Vamos lá!
Têm o corpo coberto por penas, que protegem o corpo da perda de calor e auxiliam o vôo.
A boca é um bico, sem dentes que pode variar de forma e de tamanho conforme a espécie, sendo estas adaptações ao tipo de alimentação.
Têm dois pares de membros: anteriores as asas e posteriores as pernas ou patas.
As patas também são adaptadas ao tipo de ambiente em que vive a ave. Cada pé geralmente com quatro dedos, canela e dedos envolvidos por pele cornificada.
Seu esqueleto é delicado e forte, totalmente ossificado, têm ossos muito leves e às vezes são cheios de ar, ossos pneumáticos, que facilitam o vôo.
Respiração por pulmões compactos muito eficientes, presos às costelas e ligados aos sacos aéreos de paredes finas que se estendem entre os órgãos internos, apresentam um órgão especial a siringe, na base da traquéia, adaptada ao canto.
O sistema circulatório é composto de coração e vasos sangüíneos.
O coração tem quatro cavidades no coração, o sangue venoso não se mistura ao sangue arterial. Persiste apenas o arco aórtico direito, glóbulos vermelhos, ovais e biconvexos.
Leia mais em: https://www.portalsaofrancisco.com.br/biologia/caracteristicas-gerais-das-aves
Copyright © Portal São Francisco
As aves são seres vivos que pertencem ao grupo dos vertebrados e apresentam características marcantes que as separam dos outros animais.
Todas as aves apresentam BICO, porém outros animais como o ornitorrinco e a tartaruga também possuem estruturas semelhantes.
Todas as aves apresentam ASAS, que podem ter a função de voo ou natação. No entanto, os morcegos também possuem asas e as utilizam para voar.
Como vimos, apesar destas características serem mais comumente lembradas por todos, quando nos referimos às aves, elas não são, individualmente, as características que separam as aves dos outros grupos animais.
A única característica que é exclusiva das aves e, portanto, está presente em todas as espécies do grupo e ausente nos demais grupos animais, é a “PENA”.
Com função de permitir o voo e promover isolamento térmico, as penas cobrem o corpo das aves