A economia trata o valor que o consumidor atribui aos produtos como utilidade e para mensurar essa utilidade utiliza-se de funções matemáticas, neste caso a chamada função de utilidade. Esta função pode ser definida como o benefício ou satisfação que o consumo de um bem ou serviço gera a uma pessoa. Existem duas utilidades, a total e a marginal.
BOECHAT, Andréia M. F. Economia e sociedade. Maringá: Unicesumar, 2018.
Em relação a função utilidade, marque a alternativa correta:
Alternativa 1:
A utilidade marginal aumenta com o aumento do consumo do bem.
Alternativa 2:
A utilidade marginal reduz com o aumento do consumo de um bem.
Alternativa 3:
A utilidade total reduz com o aumento do consumo de um bem.
Alternativa 4:
A utilidade total e marginal sempre será a mesma.
Alternativa 5:
A utilidade total é menor que a utilidade marginal.
Respostas
Para responder, precisamos entender o que é utilidade marginal:
Utilidade marginal é uma lei econômica, surgida no século XIX, que descreve o valor de um bem na medida que novas unidades dele vão sendo adquiridas. O resultado prático disto é o decrescimento da importância de várias unidades de um produto a partir do momento que um consumidor adquire a primeira unidade, visto que esta supre ou começa a suprir uma necessidade particular de um indivíduo.
Dando um exemplo para simplificar: para uma pessoa com sede, uma garrafa de água tem muito valor. A partir do momento que a primeira for adquirida, as seguintes vão perdendo importância. Em outras palavras, a utilidade marginal da garrafa d’água diminui a medida que mais unidades vão sendo consumidas.
A alternativa que concorda com as explicações acima é a alternativa 2.