• Matéria: Filosofia
  • Autor: paulaana161096
  • Perguntado 8 anos atrás

Fazer um paralelo entre as ideias aplicadas pelos filósofos Aristóteles e Platão. ARISTÓTELES Como podemos interpretar a seguinte citação de Aristóteles: “O bem é aquilo a que todas as coisas tendem” ? Como podemos interpretar a seguinte citação de Aristóteles: “O fim da arte médica é a saúde, o da construção naval é um navio, o da estratégia é a vitória e o da economia é a riqueza” ? PLATÃO Segundo Platão, as opiniões dos seres humanos sobre a realidade são quase sempre equivocadas, ilusórias e, sobretudo, passageiras, já que eles mudam de opinião de acordo com as circunstâncias. Como agem baseados em opiniões, sua conduta resulta quase sempre em injustiça, desordem e insatisfação, ou seja, na imperfeição da sociedade.

Respostas

respondido por: Matheusieti
5

Ola!



Parece que você esqueceu as alternativas.


a) aos guerreiros, porque somente eles teriam força para obrigar todos a agirem corretamente.

b) aos tiranos, porque somente eles unificariam a sociedade sob a mesma vontade.

c) aos mais ricos, porque somente eles saberiam aplicar bem os recursos da sociedade.

d) aos demagogos, porque somente eles convenceriam a maioria a agir de modo organizado.

e) aos filósofos, porque somente eles disporiam do conhecimento verdadeiro e imutável.



Partindo deste ponto, podemos responder corretamente.



A alternativa E é a que melhor se aplica como correta. Aos filósofos, porque somente eles disporiam do conhecimento verdadeiro e imutável.



Aqui, segundo Platão, o governo visto como ideal é somente aquele que é diretamente comandado por uma elite do conhecimento.


Deste modo, sua reflexão poderia se referir a algo como uma "Aristocracia do Saber", sendo o governo uma forma de relacionar os filósofos a verdade da opinião, assim como o uso do senso comum, logo, nessa teoria, Platão vê que os homens detentores do conhecimento seriam os mais justos.



Até mais!

respondido por: Eliane25
20

Aristóteles quer nos mostrar que, os seres humanos fazem algo para um bem, ou um fim.

Platão quer nos mostrar que, mudamos de opinião constantemente, ou seja, mudamos de opinião de acordo com as circunstancia, e isso muitas vezes resulta em injustiça.

Perguntas similares