• Matéria: Português
  • Autor: alejoalejo5957
  • Perguntado 8 anos atrás

2. (Unama-PA) Leia o texto a seguir para responder à questão. Eu sou apenas alguém Ou até mesmo ninguém Talvez alguém invisível Que a admira a distância Sem a menor esperança (...) Dono de um amor sublime Mas culpado por querê-la Como quem a olha na vitrine Mas jamais poderá tê-la (...) Eu sei de todas as suas tristezas E alegrias Mas vocé nada sabe (...) Nem sequer que eu existo, legiào Urbana Os fragmentos da letra da música contemporânea do grupo “Legiào Urbana” demonstram que a barreira geográfica e temporal nào impede que os temas universais presentes nos poemas sejam recorrentes em outros textos e em outros autores em diferentes épocas e lugares. Nesse caso. por exemplo, o grupo Legião Urbana encontra inspiração na: a) crença de que a ciência e a metafísica roubam a naturalidade do homem, presente nos poemas modernistas de Alberto Caeiro. b) morbidez latente evidenciada na poesia simbo- lista de Alphonsus de Guimaraens. c) sátira conservadora e preconceituosa que se manifesta na poesia barroca de Gregório de Matos. d) coita e vassalagem amorosa presentes nas cantigas de amor do trovadorismo português.

Anexos:

Respostas

respondido por: oliveiraconcursos
34

Bom dia,



Avaliando as alternativas temos:




a) crença de que a ciência e a metafísica roubam a naturalidade do homem, presente nos poemas modernistas de Alberto Caeiro.


Errada! Apesar de falar da distância como uma “não” barreira metafísica para ver a amada, vemos que o autor da obra só utiliza esse traço metafísico e mais nada, essa não é a ênfase do texto.


b) morbidez latente evidenciada na poesia simbo- lista de Alphonsus de Guimaraens.


Errada. O texto não evidencia morbidez.


c) sátira conservadora e preconceituosa que se manifesta na poesia barroca de Gregório de Matos.



Não há a existência de sátira, alternativa errada!

d) coita e vassalagem amorosa presentes nas cantigas de amor do trovadorismo português.


Correta! O trecho menciona uma cantiga de amor trovadorista, que apresenta a impossibilidade de um relacionamento, e a desilusão com o mesmo.


Perguntas similares