• Matéria: Química
  • Autor: Milepedroso5552
  • Perguntado 8 anos atrás

. "A gasolina é um combustível constituído por uma mistura de diversos compostos químicos, principalmente hidrocarbonetos. Estes compostos apresentam volatilidade elevada e geram facilmente vapores inflamáveis. Em um motor automotivo, a mistura de ar e vapores inflamáveis de gasolina é comprimida por um pistão dentro de um cilindro e posteriormente sofre ignição por uma centelha elétrica (faísca) produzida pela vela do motor." (Adaptado de: BROWN, Theodore; L. LEMAY, H Eugene; BURSTEN, Bruce E. Química a Ciência Central, 9ª edição, Editora Prentice-Hall, 2005, pág 926.) Pode-se afirmar que a centelha elétrica produzida pela vela do veículo neste evento tem a função química de * 1 ponto catalisar a reação por meio da mudança na estrutura química dos produtos, saindo contudo recuperada intacta ao final do processo. propiciar o contato entre os reagentes gasolina e oxigênio do ar (O2), baixando a temperatura do sistema para ocorrência de reação química. fornecer a energia de ativação necessária para ocorrência da reação química de combustão. manter estável a estrutura dos hidrocarbonetos presentes na gasolina. permitir a abertura da válvula de admissão do pistão para entrada de

Respostas

respondido por: Thoth
46

Lembre que são fatores que interferem na velocidade e na ocorrência de reações o contato entre os reagentes, afinidade química, colisões favoráveis e energia de ativação.

Veja que em um motor à combustão a mistura ar-combustível é comprimida, isto faz com que o contato, ou seja, o número de colisões aumente, porem para que as colisões sejam favoráveis e resultem em uma reação química é necessário que os reagentes possuam uma energia mínima, que é a energia de ativação.

Os hidrocarbonetos que constituem a gasolina tem afinidade química com o oxigênio do ar para entrar em combustão, mas eles não possuem a energia de ativação. Veja que ao derramarmos gasolina no ambiente (contato com oxigênio) não acontece reação nenhuma. É preciso fornecer energia para a reação de combustão ocorrer e é esta a função da faísca.  

Como essa reação de combustão é exotérmica libera energia e a reação continua ocorrendo até que pelo menos um dos reagentes seja totalmente consumido.

Obs: quanto menor for a energia de ativação, mais rápida será a velocidade com que a reação se desenvolverá, por isto “motor a explosão”.

Resp:

Fornecer a energia de ativação necessária para ocorrência da reação química de combustão.


respondido por: annelafr
12

fornecer a energia de ativação necessária para ocorrência da reação química de combustão.

Explicação:

Perguntas similares