(UFRJ) Texto para a questão 4. Flagra (Riu Lee & Roberto de Carvalho) No escurinho do cinema Chupando drops de aniz Longe de qualquer problema Perto de um final feliz Se a Deborah Kerr que o Gregory Peck Não vou bancar o santinho Minha garota é Mae West Eu sou o Sheik Valentino Mas de repente o filme pifou E a turma toda logo vaiou Acenderam as luzes, cruzes! Que flagra! Que flagra! Que flagra! í». No texto, a pronúncia dos nomes de atores célebres do cinema americano no 55 verso leva a um criativo efeito cômico. a) Explique esse efeito, valendo-se de elementos fônicos e morfossintáticos. b) Identifique, no plano vocabular, a relação semântica entre o 52 e o 6a versos.
Respostas
Olá, tudo bem?
a) No quinto verso, os sobrenomes dos artistas famosos (Kerr e Peck) possuem semelhanças fonéticas com o verbo "quer" e o verbo "pegue" em português. Dessa forma, a ordem sintática da frase poderia ocasionar uma interpretação jocosa dos sobrenomes, ficando "Se a Debora quer que o Gregory pegue", em que Gregory e Debora seria os sujeitos das frases e seus sobrenomes (substantivos próprios) se transformariam em verbos, isto é, no predicado da frase.
b) "Bancar o santo" é uma expressão popular que indica quando uma pessoa tem desejos e age de uma forma que não condiz com as regras estabelecidas socialmente quando uma oportunidade surge, porém mantém as aparências na maioria das interações sociais. Assim, "Não vou bancar o santinho" indica que o eu-lírico não vai negar os desejos que tem, mesmo que não condigam com as regras sociais.
Espero ter ajudado! (: