Na espécie humana, os alelos que determinam sangue do tipo A (IA) e do tipo B (IB) são codominantes. Esses dois alelos, porém, são dominantes sobre o alelo responsável por sangue do tipo O (i). Assim, se uma mulher com tipo sanguíneo A tem um filho com tipo sanguíneo B, o sangue do pai da criança pode ser do tipo:
Respostas
O sangue do pai da criança pode ser do tipo AB OU B.
Justificando a resposta: Para o filho ser do tipo B ele precisa receber o alelo (IB), como a mãe apresenta o alelo (IA), o filho só poderá receber o alelo IB do pai que pode apresentar os alelos codominantes (IAIB) ou ser do tipo B. Sendo nesse caso a mãe precisa ser IAi para doar apenas o alelo (i) recessivo. O sangue do pai não poderia ser O (ii), pois nem o pai e nem a mãe apresentaria o alelo que determina o sangue do tipo B.
Espero que tenha ajudado!!!
Resposta:
Para o filho ser do tipo B ele precisa receber o alelo (IB), como a mãe apresenta o alelo (IA), o filho só poderá receber o alelo IB do pai que pode apresentar os alelos codominantes (IAIB) ou ser do tipo B. Sendo nesse caso a mãe precisa ser IAi para doar apenas o alelo (i) recessivo. O sangue do pai não poderia ser O (ii), pois nem o pai e nem a mãe apresentaria o alelo que determina o sangue do tipo B.
Explicação: