Essa busca por mudanças de forma constante e consciente por parte da organização, seus dirigentes e colaboradores se dá o nome de inovação sistemática, a qual como qualquer sistema está ligada a fatores internos e externos. Para Drucker (2008, p.46)Sobre estes fatores internos e externos, analise as opções abaixo, relacionando a coluna A, com a coluna B e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:Coluna A:1 - Fatores internos2 - Fatores externosColuna B:( ) O inesperado- o sucesso inesperado, o fracasso inesperado, o evento externo inesperado;( ) Mudanças demográficas (mudanças populacionais);( ) Mudanças em percepção, disposição e significado;( ) Inovação baseada na necessidade de processo;( ) Conhecimento novo, tanto científico como não-científico;( ) A incongruência - entre a realidade como ela é de fato, e a realidade como se presume ser ou como 'deveria ser'.A - 1 - 1 - 2 -2 - 2- 1B - 1 - 2 -2 - 1 - 2 - 1C - 1 - 2 - 2 - 2 - 1 - 1D - 2 - 2 - 2 - 1 - 1 - 1E - 2 - 1 - 1 - 1 - 2 - 2
Respostas
Oie, tudo bem?
A alternativa correta é: a letra B.
A inovação sistemática consiste no puro espírito empreendedor, característica das pessoas que vão em busca de mudanças e melhorias para inovar o processo. É portanto, a busca por oportunidades que tragam benefícios tanto econômicos quanto sociais a entidade.
Sua aplicação se dá através três práticas essenciais, sendo elas o processo Kaizen (aperfeiçoamento constante), o desenvolvimento constante de novas técnicas a partir de um sucesso já conquistado e a prática da inovação.
No que tange a inovação, há fatores internos e externos que auxiliam a identificar oportunidades. Os fatores internos são: o inesperado, inovação baseada na necessidade de processo e a incongruência.
Já os fatores externos são: mudanças demográficas, mudanças em percepção e conhecimento novo.
Abraços,