• Matéria: História
  • Autor: aninhaluuiza8033
  • Perguntado 7 anos atrás

O título da reportagem indica que o desafio do Brasil (que ocupava, no período, o 37º lugar no ranking de países mais robotizados) é investir em ‘modernização’ para aumentar a sua competitividade no mercado global. Um dos impulsos para a popularização de robôs nas linhas de produção foi o Toyotismo. EXPLIQUE a importância deste modelo para o reequilíbrio da Balança comercial Japonesa.

Respostas

respondido por: EduardoPLopes
25

O Toyotismo foi um modelo de produção desenvolvido por engenheiros japoneses entre as décadas de 1940 e 1970 e foram empregados nas fábricas da Toyota - o motivo pelo qual recebeu este nome.


No final da década de 1940 a indústria japonesa havia sido quase que totalmente destruída pela guerra, de modo que era necessário reconstruí-la quase que do zero. Além disto a Europa também havia sido destruída, de modo que os japoneses não tinham recursos para importar boas matérias-primas e precisavam criar um jeito criativo de restabelecer a sua economia.


Para isto um grupo de engenheiros bolou um modelo de produção que cortasse ao máximo os custos e desperdícios e que aumentasse a produtividade, de modo que os japoneses pudessem fazer com que seus produtos fossem competitivos nestes critérios, inundando o mercado internacional e conseguindo recuperar economicamente o Japão, sendo este modelo fundamental na ascensão do Japão como um produtor de bens de consumo.

Perguntas similares
6 anos atrás