• Matéria: Geografia
  • Autor: Kamilly097
  • Perguntado 8 anos atrás

sobre a teoria da deriva continental explique a importância dessa teoria para a compreensão das transformações que ocorrem na crosta terrestre

Respostas

respondido por: miguel2120
13

As discussões sobre os continentes se tornaram mais evidentes com a confecção dos primeiros mapas-múndi, no século XVI, quando estes foram elaborados já com certa precisão, e puderam ser observados os contornos dos continentes, especialmente na costa Leste da América do Sul e na costa Oeste da África. Apesar disso, as discussões não foram tão aclamadas pelos pesquisadores naquele contexto, sendo que apenas em 1912 a questão dos deslocamentos continentais foi apresentada dentro de um contexto científico.

Na ocasião, um meteorologista alemão chamado de Alfred Lothar Wegener propôs uma teoria denominada de Deriva Continental, afirmando que há cerca de 200 milhões de anos teria havido um único continente chamado de Pangeia, que significa “toda a terra”. Segundo essa teoria, em algum momento da evolução, aquele grande continente teria começado a se fragmentar. Após essa teoria, outras tantas surgiram, sendo uma delas proposta por Alexander Du Toit, para o qual a Pangeia teria primeiro sido dividida em dois grandes blocos continentais: a Laurásia no Hemisfério Norte e a Gondwana no Hemisfério Sul.

respondido por: OnnLine
6

Resposta:

Se não fosse esta teoria não teríamos conhecimento de como ocorrem muitas transformações nos relevos atualmente.

Perguntas similares