Respostas
Olá!
De acordo com a definição adotada pela Associação Internacional de Ergonomia (IEA), a ergonomia estuda a relação entre os indivíduos e a forma como desempenham seu trabalho, desenvolvendo práticas que visem otimizar o bem-estar humano, assim como o desempenho do sistema em que se está inserido.
A ergonomia é dividida em três domínios de especialização:
Ergonomia física: estuda as características anatômicas, fisiológicas, antropométricas e biomecânicas do indivíduo relacionadas ao trabalho físico que este desempenha. Este domínio reflete, por exemplo, sobre a postura no trabalho, movimentos repetitivos e distúrbios músculo-esqueletais que podem surgir pela atividade do trabalho.
Ergonomia cognitiva: está relacionada aos processos mentais do indivíduo e a forma como estes influenciam as relações sociais e com o trabalho, tendo como objetivo reduzir o estresse no ambiente laboral. Estuda a carga mental de trabalho, a relação homem-computador, tomadas de decisão, etc.
Ergonomia organizacional: aborda o aprimoramento dos sistemas sociotécnicos e sua estrutura organizacional. Assim, este domínio percebe o indivíduo como uma parte do sistema e visa melhorar as políticas do ambiente de trabalho, como por exemplo, a liderança exercida.
Espero ter ajudado!