Respostas
A Revoluçao Liberal do Porto ou Revoluçao do Porto, foi uma revoluçao liberal ocorrida em Portugal em 1820 e 1821.
Os lideres da revoluçao se sentindo abandonados pelo seu rei Dom Joao VI que nos anos anteriores havia fugido para o Brasil, durante a guerra penisular.Com medo de napoleão o capturasse, abandonou seu povo e se estabeleceu no Brasil.
Com a falta de seus governantes em Portugal e sob dominio de tropas francesas foi gerando um descontentamento na populaçao.
Apos a queda de napoleão o rei Dom Joao VI, não retornou a Portugal, em 1820 a revolução na espanha de cunho liberal, foi um dos gatilhos para a Revoluçao do Porto.
Os lideres ordenavam a volta do rei Dom Joao e sua corte para portugal.Alem da elaboração de uma constituiçao.
Em 1821 a corte retorna a Portugal com exeção do principe D. Pedro De Alcantra que permanece como principe regente, e que apos pressionado para a recolinizaçao do Brasil declara independencia.
Em 1822 foi jurada a primeira Constituiçao de Portugal.
Olá! É um movimento que você forma em Portugal as cortes revolucionárias no ano de 1820 protagonizado por exércitos, burguesia que pede a D.joão voltar para portugal e assim assine a constituição de caráter liberal que limite os seus poderes.
- Lembrando que essas revoluções liberais reagem a um dos órgãos do Congresso de viena como por exemplo a santa aliança.
Espero ter ajudado. Bons estudos.
Qualquer duvida entre em contato.