Existe uma extensa produção de análises de documentos políticos baseadas em uma abordagem macro-social, porém há uma carência de material que aborde a articulação entre os níveis macro e micro de análise. As dimensões macro e micro podem levar em consideração, por exemplo, a percepção e a experiência prática dos indivíduos, a capacidade de atuação dos professores e alunos em subverter as dimensões da economia ou do Estado. Neste cenário, as vozes dos professores, estudantes e diretores, na grande maioria, permanece silenciada. Para essa compreensão, é necessário distinguir dois momentos da política educacional: o momento da geração e o da implementação. A política educacional recente tem como característica a falta de consulta popular e anterior à legislação. Os políticos estão cada vez mais se distanciando dos destinatários que receberão a política. O elemento de controle demonstra um forte desejo de excluir os professores, os servidores e os sujeitos que serão afetados pela política. SHIROMA, Eneida Oto; CAMPOS, Roselane Fátima; GARCIA, Rosalba Maria Cardoso. Decifrar textos para compreender a política: subsídios teórico-metodológicos para análise de documentos. Florianópolis, 2005. Considerando as dimensões da análise macro e micro das políticas educacionais, a seguir, avalie as afirmações e assinale V para Verdadeiro e F para Falso. I. A análise macro e micro permite desconsiderar a percepção dos indivíduos no ambiente de atuação escolar. II. Para a compreensão das políticas educacionais é necessário observar as dimensões macro e micro. III. A aproximação com a análise micro permite dar voz aos silenciados, os professores, estudantes e diretores. IV. A política educacional tem como traço marcante a recorrente consulta popular. Essa demonstrou grande interesse, nas últimas décadas, em incluir professores e servidores no âmbito da geração das políticas. As afirmações I, II, III e IV são, respectivamente: Alternativas Alternativa 1: V, V, F, F. Alternativa 2: F, F, V, V. Alternativa 3: F, V, V, F. Alternativa 4: V, F, F, V. Alternativa 5: V, V, V, F.
Respostas
respondido por:
0
Olá!
I. Falso. A análise macro e micro permite articular com as necessidades dos individuos que atuam no espaço escolar, como os professores.
II. Verdadeiro. Para que seja realizada uma política educacional efetiva, é preciso conhecer os protagonistas destas ações.
III. Verdadeiro. A análise micro permite a vivência da realidade dos verdadeiros afetados pelas políticas públicas (ou a falta delas).
IV. Falso. Um dos principais traços da política pública brasileira eduacional, é a ausência da consulta popular e arbitrariedade das ações.
Resposta, Alternativa 3: F, V, V, F.
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás