Respostas
Na tentativa de entender melhor a desigualdade entre os países, é melhor classifica-los como centro e periferia do sistema capitalista mundial. Desta maneira fica mais claro que todos os países considerados fazem parte de um mesmo modelo econômico mundial, tendo sempre um papel fundamental em seu funcionamento.
Além disso, esta classificação torna mais evidente o fato de que os países periféricos não são simplesmente parceiros comerciais dos países centrais. Na realidade, este conjunto de países surgiu como uma criação dos países centrais, originalmente da Europa e depois dos Estados Unidos e do Japão. A economia dos países periféricos tem uma origem externa, que é o processo de colonização ou da simples imposição de normas comerciais.
O processo de criação dos países periféricos, a partir de fora, fica bastante claro se pensarmos por exemplo, nas comemorações dos 500 anos do Brasil. Neste casou se tomou a data de chegada dos portugueses nessa região como o dia do descobrimento. É evidente que só se descobre algo que ainda não existe. O Brasil realmente não existia até então, porque foi criado pelos portugueses, às custas da destruição do que já existia aqui: as sociedades indígenas.
De um lado, o centro é uma área urbana bem estruturada e com maior oferta de serviços públicos. Por outro lado, a periferia é marcada pela irregularidade na construção de casas e falta de acesso a certos serviços do Estado.
O que é segregação socioespacial?
A segregação socioespacial faz referência à divisão das classes sociais em diferentes espaços do ambiente urbano. Desse modo, podemos considerar que tanto o centro quanto a periferia são áreas urbanas que possuem moradores com diferentes rendas e condições sociais.
Aprenda mais sobre o tema segregação socioespacial em:
https://brainly.com.br/tarefa/14352692
Acredite em seu potencial!
#SPJ2