• Matéria: Sociologia
  • Autor: karolinefernand1
  • Perguntado 7 anos atrás

Para muitos autores, a década de 1980 foi muito importante para a pluralização e fortalecimento dos movimentos sociais em nosso país. Agora surgem novas formas de participação e mobilização social. Comente o papel dos movimentos sociais no Brasil dos anos 80 e compare-os às novas formas de participação política do século XXI

Respostas

respondido por: rodriguehz
48

Olá!

Os anos 80 foi um período de grandes lutas da população brasileira, época em que se vivia o regime militar, que veio ao fim em 1985.

Durante o Regime, houveram muitas manifestações estudantis, trabalhistas (inclusive a criação da CUT, a Central Única dos Trabalhadores, um dos primeiros movimentos sindicalistas do país), contra o racismo, e entre outros. O clima era de tensão, pois os manifestantes pediam a volta da democracia, marcando fortemente o papel do povo no modo do Governo. Após o fim do regime, o papel da população foi garantir a volta da democracia, com manifestos conhecidos como "Diretas Já", uma vez que o primeiro presidente pós-regime foi escolhido internamente em um Colégio Eleitoral. Logo mais a frente da história, tem a queda do presidente Collor, com o movimento conhecido como "Caras Pintadas".


Nos dias atuais, a participação brasileira em manifestações e movimentos permanece frequente. Em lutas contra a corrupção, a favor de investigações, manifestações que pedem segurança, educação, o fim de governos e etc. A época mais marcante das manifestações brasileiras foi em Julho de 2013, que ficou conhecido entre muitos como o "mês em que o país parou."


Espero ter ajudado!

Perguntas similares