para seguir o Fluxograma para diagnóstico laboratorial de sífilis, é necessário utilizar, sequencialmente: Escolha uma: A. Teste treponêmico e não treponêmico com a mesma amostra, em caso de resultado reagente na etapa I. B. Testes não treponêmicos com diferentes amostras, em caso de resultado não reagente. C. Testes não treponêmicos com a mesma amostra, em caso de resultado reagente na etapa I. D. Teste treponêmico e não treponêmico com diferentes amostras em caso de resultado não reagente na etapa I. E. Testes treponêmicos nas estapas I e II, em caso de resultado reagente na etapa I.
Respostas
Olá!
De acordo com a Portaria nº 3.242/2011, as instituições de saúde devem utilizar o Fluxograma Laboratorial da Sífilis em Indivíduos com
Idade acima de 18 Meses, seguindo as etapas dispostas no mesmo.
Segundo o fluxograma, na etapa I é realizado o teste 1 não treponêmico. Caso o resultado seja reagente, é realizado o teste 2 treponêmico com a mesma amostra da etapa I na etapa II. Se o resultado for reagente nesta última, reporta-se no laudo os resultados obtidos.
Entretanto, se o resultado for negativo nesta etapa, na etapa III deve se realizar o teste 3 treponêmico com uma metodologia diferente daquela do teste 2. Resultados reagentes, não reagentes ou indeterminados são, então, reportados no laudo.
Logo, a alternativa correta é a letra A) Teste treponêmico e não treponêmico com a mesma amostra, em caso de resultado reagente na etapa I.
Bons estudos!