• Matéria: Filosofia
  • Autor: jelehmann9088
  • Perguntado 8 anos atrás

O período pré-socrático é o ponto inicial das reflexões filosóficas. Suas discussões se prendem a Cosmologia, sendo a determinação da Physis (princípio eterno e imutável que se encontra na origem da natureza e de suas transformações) ponto crucial de toda formulação filosófica. Em tal contexto, Leucipo e Demócrito afirmam ser a realidade percebida pelos sentidos ilusória. Eles defendem que os sentidos apenas cauram uma realidade superficial, mutável e transitória que acreditamos ser verdadeira. Mesmo que os sentidos apreendam “as mutações das coisas, no fundo, os elementos primordiais que constituem essa realidade jamais se alteram.” Assim, a realidade é uma coisa e o real outra. Para Leucipo e Demócrito a physis é composta:

Respostas

respondido por: leethiciabr
524

Para Demócrito a physis é composta pelos átomos.

respondido por: larissamagrani
18

Para Leucipo e Demócrito, a physis é composta por ÁTOMOS.

Demócrito de Abdera foi um filósofo pré-socrático, que viveu entre os período de 460-370 a.C. e era membro da escola atomista.

Suas obras são fragmentos e aforismos e sua filosofia da natureza defende que as coisas do Universo foram criadas através dos átomos, elementos indivisíveis, infinitos, eternos e imutáveis. Além dos átomos, há, também, o vazio, que, para Demócrito, é o nada, isto é, que não há vida nem átomos.

A teoria de Demócrito se aproxima da concepção científica e concebe os corpos como matérias circulares, quentes e não pesadas. A combinação de átomos forma o ser e as coisas que existem no mundo físico.

Seus principais discípulos foram Protágoras e Epicuro, de modo indireto.

Link: brainly.com.br/tarefa/20481156

Anexos:
Perguntas similares