• Matéria: História
  • Autor: allerrandro4691
  • Perguntado 8 anos atrás

discuta as possiveis relações entre a expansão do protestantismo na europa? alguém sabe?

Respostas

respondido por: andreluiswengle
0

Segundo meus raciocínios, lembre-se que quem tinha poder na Idade Medieval era a Nobreza e a Igreja Católica. Oras, o rei queria acabar o poder e a influência da nobreza e da Igreja Católica.


Para isso, alguns reis aderiram o protestantismo para lançar as bases do absolutismo. Como a Inglaterra, o rei Henrique VIII criou a Igreja Anglicana para submeter os poderes religiosos em suas mãos...


(nao e minha essa obra)

respondido por: consultorgeral
1

Inicialmente devemos citar algumas razões básicas:

1)necessidade da monarquia reduzir a influência e poder do clero(igreja católica) e da nobreza(burguesia) na governança do Estado

2)criação do “absolutismo”, de forma a concentrar o poder máximo e “absoluto” na figura do rei(monarca)

3)o absolutismo então, deveria se contrapor à igreja Católica, mas sem abandonar a essência principal da crença religiosa, entretanto, atribuindo naquele momento uma nova “interpretação” da Bíblia (daí surge inclusive, a igreja Anglicana)

4)o monarca(rei) através do absolutismo, concentrava o poder político e religioso (centralizava na sua própria figura, pois era “absoluto”)

As possíveis relações para a expansão do protestantismo na Europa, considerando as razões básicas mencionadas acima, refletiam no insucesso passado, de uma tentativa de se realizar uma reforma doutrinária na Igreja Católica Apostólica Romana no século XVI. Assim, é pertinente afirmar que apesar de todos os conflitos e batalhas, o protestantismo conseguiu êxito muitas regiões da Europa, principalmente no território que atualmente corresponde a Alemanha. (destaque para a religião luterana, que acabou surgindo nesta região devido ao levante iniciado por Martinho Lutero). Convém destacar que a religião luterana (luteranismo) exerceu forte influência no movimento protestante nos países da chamada península escandinava.

A expansão do protestantismo continuou forte, pois paralelo ao luteranismo, também ocorreu o surgimento da Igreja Presbiteriana, que predominou na Escócia.

Nesta mesma “onda de expansão”, surgiu então o Calvinismo, que predominou em regiões que atualmente correspondem a Holanda, Suíça e Bélgica.

Não podemos deixar de mencionar, é claro, a Inglaterra que era seguramente a maior potência mundial já na metade do século XVIII e início do século XIX. Mas antes desta época, ou seja, no século XVI surgiu na Inglaterra a Igreja Anglicana, que mesmo por meio das Reformas Religiosas, só foi possível devido à vontade do rei Henrique VIII (pois precisava “apenas” se divorciar para então se casar novamente, que na época era impedido pela Igreja Católica).

Aproveitando-se da consolidação dos reinos e das Grandes Navegações, o protestantismo conseguiu então a sua expansão pelo continente europeu, especialmente pela interferência da Coroa Inglesa, ao apresentar ao “Mundo Novo” uma nova concepção de igreja: a igreja Protestante.

Perguntas similares