Diário de um Louco Era noite e o sol raiava no horizonte. Estava eu andando parado e sentado numa pedra de algodão. Longe dali e bem perto, havia um bosque sem árvores, onde os passarinhos pastavam, vacas pulavam de galho em galho e os elefantes tomavam sol à sombra de um pé de alface. Mais à direita, seguindo pela esquerda, havia um lago com solo pedregoso, no qual os peixinhos nadavam e aos poucos morriam afogados. Resolvi voltar pra casa e entrei pela porta da frente, que ficava nos fundos. Entrei sem sair do meu quarto, onde deitei o paletó na cama e pendurei-o no cabide. Passei a noite em claro pois esqueci a luz acesa. Almocei no banheiro e, assim que terminei o almoço, senti um gosto horrível na boca, e concluí que havia almoçado um guardanapo e limpado a boca com o bife. Fui rápido e vagarosamente para o jardim onde, na falta de flores, substituí-as por canetas Bic e encontrei um papel em branco onde estava escrito [...] (Autor Anônimo) Levando em conta os conceitos da teoria do texto, quais das reflexões abaixo mais apropriadas para a análise do texto? Coloque verdadeiro (V) ou falso (F): ( )“Diário de um louco” pode ser considerado um “não texto” pela falta de coerência e coesão textuais, ou seja, sequências linguísticas incoerentes entre si. ( )“Diário de um louco” pode ser considerado um “texto”, pois, para estudiosos da área, não há textos incoerentes em si; dependerá dos usuários do texto e da determinada situação comunicativa. ( )“Diário de um louco” pode ser considerado um “texto”, porque o que determina a sua coerência e o(s) seu(s) sentido(s) são fatores de diversas ordens, como: linguísticos, cognitivos, socioculturais, interacionais. ( )“Diário de um louco” não é um texto, pois se constrói na soma de frases aglomeradas, impedindo a captação do sentido. ( )“Diário de um louco” pode ser um texto, uma vez que representa o grau dicotômico entre língua e linguagem do ponto de vista gramatical. A alternativa correta é:
alejogador8:
....
Respostas
respondido por:
94
b. Falta de coerência, pois os fatos fogem da realidade física, concreta.
respondido por:
35
Diante do apresentado, podemos compreender que o diário de um louco pode ser assim especificado pela ausência de fatos que podem ser afirmados como coerentes. Isso porque os atos descritos pelo autor são um tanto inimagináveis além de improváveis.
Sendo assim, podemos assinalar como alternativa correta o que está exposto em letra b, haja vista que há grande falta de coerência, pois os fatos fogem da realidade física, concreta, e que as três afirmativas podem ser evidenciadas como corretas.
Por fim, podemos afirmar que a afirmativa 1 está correta.
A afirmativa 2, correta.
A afirmativa 3 está
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás