Em uma indústria que faz a moldagem de chapas de acrílico suspeita-se que a temperatura utilizada no forno tem relação com a resistência da chapa à impactos após moldada. Para testar a resistência de uma chapa, após a moldagem de um lote de 10 unidades, retira-se aleatoriamente uma delas e realiza-se alguns testes. Caso a chapa quebre no teste, todo o lote é inspecionado.
Elaborado pelo Professor, 2018.
Para evitar a realização desse tipo de teste e aumentar a previsibilidade de resistência da chapa após moldada, qual ferramenta da qualidade é a mais recomendada? Assinale a alternativa correta.
Alternativas
Alternativa 1:
Histograma.
Alternativa 2:
Fluxograma.
Alternativa 3:
Folha de verificação.
Alternativa 4:
Diagrama de Pareto.
Alternativa 5:
Diagrama de dispersão.
Respostas
Olá,
existem várias ferramentas de qualidade, entre elas podemos citar:
- Histograma: tem como objetivo mostrar a distribuição de frequências de dados obtidos por medições, para identificar a frequência com que algo acontece.
- Fluxograma: utilizado representar a sequência e interação das atividades do processo por meio de símbolos gráficos, que facilitam o seu entendimento. Tem como objetivo garantir a qualidade e aumentar a produtividade dos trabalhadores .
- Folha de verificação: é uma maneira de se organizar e apresentar os dados em forma de um quadro, tabela ou planilha, facilitando a coleta e análise dos dados.
- Diagrama de Pareto: é muito útil para tratar não conformidades, identificar pontos de melhoria e definir a prioridade dos planos de ação. Apresenta um gráfico de barras que permite determinar, por exemplo, quais problemas devem ser resolvidos primeiro.
- Diagrama de Dispersão: é uma representação gráfica usada para analisar a relação entre duas variáveis e em que intensidade a mudança de um dado impacta outro dado (causa e efeito).
Logo, a ferramenta de qualidade recomendada é o diagrama de dispersão (alternativa 5), que levará em conta as duas variáveis temperatura do processo e resistência da chapa.