Charles, após uma aula de Forças em Movimentos Curvilineos, decide realizar o experimento do "looping com lata cheia de água", conforme a figura a seguir:
Considerando que o conjunto (lata-água) tem massa de 4kg e, que o fio mede 160 cm, pode-se afirmar que a velocidade mínima, em m/s, para que a água não caia sobre sua cabeça, vale:
a) 0,3
b) 3,0
c) 4,0
d) 5,0
e) 6,0
Respostas
Olá!
Esta questão de Looping é bem clássica em movimento circular, mas normalmente é apresentada no exemplo da montanha russa. Para conseguirmos resolver a questão é necessário que saibamos quais as forças que estão atuando sobre o corpo (neste caso sobre a latinha).
Para sabermos a velocidade mínima da lata, consideramos o ponto crítico, que é quando a lata está no topo do looping (logo acima da cabeça do rapaz). Neste ponto as forças que atuam sobre a lata são:
T - a tração que a linha faz;
P - a força peso que a gravidade faz;
Fc - Força centrípeta.
Vou deixar em anexo a imagem demonstrando como essas forças vão atuar. Mas é fácil perceber que, no topo do looping a tração da corda será mínima (T=0) e as forças atuantes serão a força peso e a força centrípeta. No exemplo da montanha russa, o ponto crítico é quando a força Normal é nula.
Aplicando a segunda lei de Newton para o corpo no ponto crítico, nós temos:
Dividindo os dois lados da equação por m (massa):
Agora, tendo essas relações definidas, basta substituirmos os dados que temos na equação da segunda lei:
Resposta: Opção c)
Espero ter ajudado.