O movimento feminista questiona e modifica a construção de identidade do sujeito moderno. A partir desse movimento ocorre o nascimento histórico do que passou a ser conhecido como política de identidade, uma identidade para cada movimento. O feminismo perpassa várias áreas da vida social, assim, abriu para a contestação política arenas inteiramente novas de vida social: a família, a sexualidade, o trabalho doméstico, a divisão doméstica do trabalho, o cuidado com as crianças, entre outros. O feminismo influenciou a vida dos indivíduos em amplos sentidos. A vida da mulher é alterada, são colocadas em pautas questões até então silenciadas. Uma delas é o papel da mulher não somente como reprodutora, mas também o papel da mulher na participação da sociedade em suas diversas esferas. A mulher ocupa cargos no mercado de trabalho, espaço até então somente masculino. Todos os movimentos minoritários passam a ter novas pautas de reivindicação e um novo modelo de organização. Tais mudanças provocam efeitos na construção da identidade dos indivíduos.
HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. São Paulo: Editora DP&A, 2005.
Com base nesta informação, analise as asserções abaixo e a relação proposta entre elas.
I. O movimento feminista teve um papel importante na construção da identidade na idade moderna, influenciando a elaboração de identidades para cada movimento social. Além disso, o feminismo propiciou uma mudança ampla na vida dos indivíduos e na sociedade, tendo papel central nas transformações sociais na vida das mulheres nos últimos tempos.
PORQUE
II. As mudanças geradas na vida das mulheres tiveram como protagonista o movimento feminista da década de 60. As mulheres puderam ocupar cargos de trabalho, posições de poder, ganhar salários maiores do que os homens e combater o machismo. Esse movimento conseguiu eliminar o machismo das sociedades e construir novas identidades.
A respeito das asserções, assinale a opção correta.
Alternativas
Alternativa 1:
As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3:
A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira
Alternativa 4:
A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 5:
As asserções I e II são proposições falsas.
Respostas
respondido por:
0
Vamos para a resolução da questão:
I- É uma assertiva verdadeira, uma vez que, o movimento feminista alcançou grande notoriedade que permitiu que algumas mudanças ocorressem na sociedade atual, como por exemplo, o direito da mulher ao voto, algo que alguns anos atrás não era possível, pois isso era um direito apenas dos homens.
II- É uma proposição falsa, pois mesmo com alguns direitos conquistados, o machismo ainda perpetua nos dias atuais, em que pleno século XXI as mulheres ainda ganham salários menores que os homens, apesar de ocupar os mesmos cargos. Portanto, o machismo não acabou.
Dessa forma, a alternativa correta é a alternativa 4.
Bons estudos!
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás