As pessoas com deficiência, qualquer que seja o nível de seu comprometimento, se beneficiam de atividades físicas em geral e esportivas em particular, inclusive participando de competições como as Paraolimpíadas. Apesar das inúmeras categorias para incluir pessoas com os mais diversos tipos de deficiências motoras, intelectuais e visuais, não há nenhuma modalidade que inclua os surdos nos Jogos Paralímpicos. Além disso, os surdos também não estão contemplados no Comitê Olímpico Brasileiro. Considerando o exposto acima, responda em forma de texto: 1. Quais seriam as principais razões para que os surdos não participem dos Jogos Paraolímpicos? 2. Como resolver este impasse? Criar categorias nos jogos Paraolímpicos, convocando surdos para as competições de ouvintes ou a realização de jogos para surdos? Justifique sua resposta. Para responder essas questões utilize o modelo de mapa e faça a leitura do material “Esportes surdos na constituição do ser social: uma compreensão histórica sob a perspectiva da Educação Ambiental” disponível no material da disciplina.
Respostas
respondido por:
3
Olá,
1- Normalmente os jogos paraolímpicos são para pessoas que possuem alguma deficiência que os impedem de competir com quem não tem a deficiência, ser surdo não te impede de competir com algum ouvindo, a não ser que a modalidade seja "identificar o som" (e essa modalidade nem existe).
2 - Na verdade esse não é um grande impasse, se um atleta surdo se destacar em uma posição, ele portanto irá ter que participar das olimpíadas com os demais competidores ouvintes, de igual para igual, já que essa deficiência não diminui seu potencial competitivo.
Perguntas similares
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás