• Matéria: Psicologia
  • Autor: ninaelii
  • Perguntado 8 anos atrás

A mudança de hábitos é um processo lento e que exige dos profissionais técnicas e posturas motivadoras, para que os usuários de substâncias consigam se sentir auxiliados a estabelecer e manter o tratamento. As técnicas devem ser continuamente aperfeiçoadas e treinadas, avaliando-se as melhores respostas por parte dos usuários. Uma característica que deve estar sempre nestes profissionais é a empatia. Nos casos apresentados de Luiza, Guilherme e Vitória, numa postura empática, deve-se levar em consideração:
Escolha uma:
a. Compreender cada motivo de escolha do paciente pelo uso de uma (ou mais) determinada substância, especialmente nos casos de dependência, e elaborar um plano de ação de forma visual, coerente e aplicável, estabelecendo as necessidades e estratégias para conseguir realizar a mudança de hábito.
b. Fornecer exemplos concretos de atitudes a serem adotadas pelos pacientes, conforme protocolos assistenciais previamente estruturados, a fim de se obter novos resultados sempre.
c. Não reconhecer a emoção causada pelo uso da substância em dependência, evitando estabelecimento de vínculos, pois o distanciamento afetivo é necessário para promover a mudança desejada.
d. Colocar-se no lugar do outro, para poder perceber onde os pacientes seguem cometendo erros, com presença de julgamento moral e estabelecendo punições para as atitudes que não colaboram com as mudanças de hábitos.

Respostas

respondido por: MayaraVAssis
1

Bom dia!



O serviço de saúde que trabalha com dependência química deve levar em consideração de que esta doença é progressiva, pois, aumenta-se a necessidade de uso conforme se estabelece o uso, incurável, pois, uma vez dependente químico sempre dependente químico e fatal, pois, os meios para se conseguir a droga, ou então, aumento do uso da droga, ou doenças advindas do comportamento de risco do dependente químico levam à morte.


A dependência química não atinge apenas o organismo, ela também é psicossocial, pois, afeta o comportamento, hábitos e até mesmo o caráter de uma pessoa.


Compreendendo todos estes termos, é preciso desenvolver um plano que englobe todas estas problemáticas de modo a trazer um tratamento saudável ao dependente e sua família.


Portanto, a resposta correta é : letra a.

Perguntas similares