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a) religiosas: o despreparo da maioria dos membros do clero; a necessidade de uma teologia mais de acordo com as mudanças sócio-econômicas da época; determinados "abusos" do clero, como a venda de indulgências, relíquias e cargos.
b) políticas: contradições decorrentes do universalismo da Igreja e dos interesses dos nascentes Estados Nacionais; conflito entre o poder temporal e o espiritual; excessiva interferência da Igreja nos assuntos internos dos Estados europeus.
c) sócio-econômicas: interesse da nobreza e da burguesia nas terras da Igreja; necessidade de uma nova ética mais adequada à época da transição (a ética cristã escolástica condenava a usura, o comércio, o lucro).
d) ideológicas: busca por parte dos humanistas, de um cristianismo mais revigorado e rejuvenescido; o individualismo, que se afirmava, dizendo que cada um seria "sacerdote de si mesmo".
b) políticas: contradições decorrentes do universalismo da Igreja e dos interesses dos nascentes Estados Nacionais; conflito entre o poder temporal e o espiritual; excessiva interferência da Igreja nos assuntos internos dos Estados europeus.
c) sócio-econômicas: interesse da nobreza e da burguesia nas terras da Igreja; necessidade de uma nova ética mais adequada à época da transição (a ética cristã escolástica condenava a usura, o comércio, o lucro).
d) ideológicas: busca por parte dos humanistas, de um cristianismo mais revigorado e rejuvenescido; o individualismo, que se afirmava, dizendo que cada um seria "sacerdote de si mesmo".
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