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A unidade compositiva é sem dúvida a grande liberdade de Aleijadinho, iniciada pelas ondulações do murro de arrimo, e recuos das bases, sem sair da simetria imposta pela arquitetura. As vestimentas são imaginativas nos panejamentos, com pregas de caimentos ora rígidos, ora inusitados, com nós na maioria das figuras – mais evidenciados mais em Naum – , e repuxos oferecidos pela mão de Daniel. Os desenhos barrocos dos tecidos adamascado nas faixas constituem um elo de união entre todas as esculturas. Nas pregas mais retas os desenhos se acentuam. Naquelas com leves dobraduras arredondadas, revelam a importância de elementos ornamentais mais minuciosos, para valorizar os espaços lisos apenas com as reentrancias das pregas. Também aliviam as angulações mais acentuadas das mangas arregaçadas e da sequencia de pregas profundas e triangulares dos mantos, na região do braço, já próximo ao pescoço, onde o interesse se volta para as barbas e cabeleiras fluviais, minimizando o efeito dos ornamentos dos adamascados, mesmo que com motivos curvos barrocos.
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Explicação:
como são as vestimentas no conjunto de esculturas de aleijadinho
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