Leia atentamente ao texto a seguir:
Uma iniciativa inédita no país, lançada recentemente, promete trazer mais luz aos caminhos de empreendedores interessados em se adequar às crescentes exigências ambientais. O SEBRAE lançou um Centro de Sustentabilidade para, justamente, ajudar donos de padaria, de locadora de veículos, de loja de roupas ou de qualquer pequeno empreendimento a direcionar seus negócios para uma economia menos predatória. Localizado no Mato Grosso, o Centro SEBRAE de Sustentabilidade funciona como um centro irradiador de conhecimento e de boas práticas de sustentabilidade, no qual os empreendedores podem ter acesso às informações a partir do atendimento no SEBRAE em seu próprio Estado. A intenção é aumentar a competitividade dos pequenos negócios no país e no exterior, tendo em vista que é crescente a demanda por produtos e serviços ambientalmente corretos.
Conforme Carlos Alberto dos Santos, diretor técnico dos SEBRAE, "Não se trata de uma mobilização ambientalista, se trata de negócio. Seja uma estratégia do modelo de negócio, seja por causa de uma legislação mais exigente, seja pelos consumidores mais sensibilizados. Temos, claro, que a competitividade de toda e qualquer empresa passa pela questão da sustentabilidade ambiental. Isso deve estar inserido na estratégia da empresa".
Adaptado de: Como ser uma empresa sustentável. Renata Camargo. Disponível em: . Acesso em: 01 maio 2017.
O texto nos alerta sobre a necessidade da adequação dos empreendimentos aos padrões sustentáveis, ambientais e de responsabilidade social da atualidade, uma vez que o mercado consumidor passa a exigir tal "comportamento". Uma das ferramentas de grande valia para tal mudança são as certificações da série ISO (International Organization for Standardization), que, quando concebidas a um determinado empreendimento, podem resultar em diversos benefícios. Em relação aos procedimentos necessários para a solicitação e implementação de uma certificação da série ISO, analise as assertivas a seguir:
I. A adesão a uma certificação da série ISO não é voluntária, devendo a organização ou empreendimento em questão aguardar o reconhecimento de seu trabalho por um organismo certificador.
II. A decisão de adotar uma certificação da série ISO deve ocorrer de forma estratégica e visando benefícios específicos, especialmente em função dos gastos envolvidos no processo, que podem ser consideráveis, dependendo do tamanho do empreendimento ou organização.
III. Após a adequação dos processos da organização ou empreendimento, as orientações estabelecidas pela norma certificadora, torna-se necessário contratar um organismo certificador que realizará auditorias para verificar a veracidade dos procedimentos descritos.
IV. Consultorias são fundamentais para adequação dos procedimentos às normas, auxiliando também na promoção de treinamentos que considerem as estruturas e processos das organizações ou empreendimentos.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1:
I e III, apenas.
Alternativa 2:
I e IV, apenas.
Alternativa 3:
I, II e IV, apenas.
Alternativa 4:
II, III e IV, apenas.
Alternativa 5:
I, II, III e IV.
Respostas
respondido por:
5
ll, lll e lV apenas.
respondido por:
0
Sobre o texto do enunciado da questão, temos que a resposta certa é a Alternativa 4: II, III e IV, apenas.
Isso porque o texto fala sobre a necessidade que temos de possibilitar empreendimento que versem sobre sustentabilidade ambiental.
Assim, temos que tais negócios possibilitam que as empresas tenham uma responsabilidade sobre as práticas que os permeia.
Veja que hoje o cliente é muito mais exigente sobre o produto que consome, o que faz com que a empresa se adeque a uma nova realidade de responsabilidade social e ambiental.
espero ter ajudado!
Anexos:
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás