a elasticidade é um conceito amplamente aplicado na teoria microeconômica: Apresente exemplos do uso da elasticidade na abordagem econômica.
Respostas
Boa tarde,
A elasticidade é uma medida usada para determinar o impacto de um variação sobre outra. Na abordagem econômica o conceito de elasticidade é utilizado para determinar o impacto que uma variação no preço ou na renda, por exemplo, causariam na demanda e/ou oferta do produto.
Exemplificando algumas aplicações da elasticidade no aspecto econômico.
Elasticidade Preço-Demanda: Determina a sensibilidade da demanda à uma determinada variação no preço, ou seja, o quanto a demanda diminui quando os preços sobem e vice-versa.
Elasticidade Preço-Oferta: Segue o mesmo raciocínio da Preço-Demanda, porém em sentido oposto, quanto a oferta aumentaria em relação a um aumento de preço e vice versa.
Elasticidade Renda-Demanda: Essa elasticidade indica a sensibilidade da demanda em relação à variações na renda da população, ou seja, o quanto a procura por um produto aumenta em decorrência de um aumento na capacidade de compra da produção.
Elasticidade Preço Cruzada da demanda: Essa elasticidade indica o grau de sensibilidade da demanda de um produto quando há variação no preço de outro produto.
Esses são exemplos das aplicações mais comuns do conceito de elasticidade no âmbito econômico.