a elasticidade é um conceito amplamente aplicado na teoria microeconômica: Apresente exemplos do uso da elasticidade na abordagem econômica.

Respostas

respondido por: avneraires
1

Boa tarde,


A elasticidade é uma medida usada para determinar o impacto de um variação sobre outra. Na abordagem econômica o conceito de elasticidade é utilizado para determinar o impacto que uma variação no preço ou na renda, por exemplo, causariam na demanda e/ou oferta do produto.


Exemplificando algumas aplicações da elasticidade no aspecto econômico.


Elasticidade Preço-Demanda: Determina a sensibilidade da demanda à uma determinada variação no preço, ou seja, o quanto a demanda diminui quando os preços sobem e vice-versa.


Elasticidade Preço-Oferta: Segue o mesmo raciocínio da Preço-Demanda, porém em sentido oposto, quanto a oferta aumentaria em relação a um aumento de preço e vice versa.


Elasticidade Renda-Demanda: Essa elasticidade indica a sensibilidade da demanda em relação à variações na renda da população, ou seja, o quanto a procura por um produto aumenta em decorrência de um aumento na capacidade de compra da produção.


Elasticidade Preço Cruzada da demanda: Essa elasticidade indica o grau de sensibilidade da demanda de um produto quando há variação no preço de outro produto.


Esses são exemplos das aplicações mais comuns do conceito de elasticidade no âmbito econômico.

Perguntas similares