De acordo com o estudado sobre escrituração contábil, analise as afirmativas abaixo e marque (V) para as sentenças verdadeiras e (F) para as falsas, selecionando a seguir a alternativa que apresenta a sequência correta:
( ) Chamamos de escrituração contábil a técnica utilizada para o registro dos fatos que, em consonância com a legislação vigente e específica, busca mostrar, de forma transparente e fidedigna, a informação contábil;
( ) O art. 177 da Lei 6.404/76 estabelece que a escrituração deverá obedecer os preceitos da legislação comercial e societária, além dos princípios contábeis, não havendo a necessidade de manter critérios contábeis uniformes no tempo e registrar as mutações patrimoniais segundo o regime de caixa;
( ) O elemento histórico da escrituração contábil busca projetar o patrimônio com base nas estratégias futuras adotadas pela entidade;
( ) O elemento monetário registra os valores reunidos tecnicamente com o intuito de demonstrar as variações que afetam o patrimônio;
( ) O método de registro ou escrituração dos fatos contábeis foi apresentado pelo Frei Luca Pacioli, em 1494, e é denominado método das partidas dobradas. O princípio fundamental desse método é que, para todo débito, existe um crédito de igual valor e vice-versa. Isso significa que não existe débito sem seu respectivo crédito.
Nota: 0.0
A
V – F – F – V – V;
A ALTERNATIVA CORRETA É A "A", de acordo com a obra de HIGA, N.; ALTOÉ, S. M.L. Contabilidade em Processo: da execução à auditoria, Curitiba, Intersaberes, 2015. P. 71 e 72, que diz que:
Chamamos de escrituração contábil a técnica utilizada para o registro dos fatos que, em consonância com a legislação vigente e específica, busca mostrar, de forma transparente e fidedigna, a informação contábil;
O art. 177 da Lei 6.404/76 estabelece que a escrituração deverá obedecer os preceitos da legislação comercial e desta Lei e aos princípios contábeis, devendo observar métodos e critérios contábeis uniformes no tempo e registrar as mutações patrimoniais segundo o regime de competência.
O elemento histórico é o registro dos relatos da história do patrimônio ao longo do tempo.
O elemento monetário registra os valores reunidos tecnicamente com o intuito de demonstrar as variações que afetam o patrimônio.
O método de registro ou escrituração dos fatos contábeis foi apresentado pelo Frei Luca Pacioli, em 1494, e é denominado método das partidas dobradas. O princípio fundamental desse método é que, para todo débito, existe um crédito de igual valor e vice-versa. Isso significa que não existe débito sem seu respectivo crédito.
B
V – V – V – F – F;
C
F – V – F – V – V;
D
F – F – V – F – F.
Respostas
Boa tarde,
Analisando cada afirmativa:
I - VERDADEIRO - Escrituração contábil é o registro de todos os fatos ocorridos na empresa, obedecendo todas as normas e princípios determinados.
II - FALSO - Segundo o Art. 177 da Lei de Sociedade por ações (6.404/76), os registros devem ser feitos de forma uniforme e obedecendo o regime de competência.
III - FALSO - O elemento histórico consiste no registro de todos os fatos envolvendo o patrimônio no passar do tempo.
IV - VERDADEIRO - O elemento monetário consiste em expressar o valor dos elementos patrimoniais em unidades monetárias de forma a demonstrar as variações de tais elementos.
V - VERDADEIRO - O método das partidas dobradas parte da premissa que toda transação movimenta duas naturezas de contas, devedora e credora, e o valor dessas naturezas são, necessariamente iguais. Portando um débito terá como contrapartida um ou mais créditos de igual valor e vice versa.
Resposta Correta: Letra A