Respostas
a) São animais filtradores, sem órgãos ou tecidos definidos, param de se desenvolver embriológicamente na fase da blástula.
b) Coanócitos, celas flageladas que têm a função de carregar partículas para perto do animal, assim ele pode filtrar a água.
c) Os poríferos se alimentam a partir das partículas atraídas e englobadas pelos coanócitos, um amebócito pode auxiliar na digestão celular. Este é o processo de filtração.
d) Átrio: cavidade receptora de água. Ósculo: abertura que da vazão à água. Coanócito: célula afunilada e dotada de flagelo, que filtra partículas e alimenta o animal. Poros: pequenas dutos que levam água ao átrio. Espiculas: de natureza calcária, silicosa ou proteica, tem a função de estruturar o animal, visto que este não possui tecidos próprios de sustentação.
e) Os poriferos podem se reproduzir sexuadamente, o gameta masculino móvel fecunda o óvulo, fixado na parede do átrio, onde ocorrerá a fecundação. O resultado do cruzamento se desenvolverá até a blástula, e então irá se desgarrar da esponja mãe para se fixar noutro substrato. Os meios de reprodução assexuada são fragmentação, brotamento e gemulação (uma célula totipotente recoberta por espiculas se desenvolverá noutra esponja adulta em condições favoráveis)