Respostas
A política dos cercamentos de terras foi fruto do contexto comercial do século XVIII, na Inglaterra. Consistia na transformação das terras comuns aos senhores e servos, provenientes da antiga relação feudo-vassálica, em pastos para as ovelhas. A lã era, junto com o carvão e o ferro, um dos pilares da expansão comercial inglesa.
Os servos, sem possuirem terras para conseguirem seu sustento, foram forçados a migrar para as zonas urbanas em busca de trabalho, tornando-se mão-de-obra barata e constituindo uma nova classe, o proletariado. É porém importante ressaltar, que os servos não apenas migraram para as zonas urbanas, frente a lei dos cercamentes mas também para as colônias inglesas na América.
Conclusão:Os cercamentos (em língua inglesa "enclosures") foram um fenômeno ocorrido na Inglaterra desde o século XVII, considerado como uma das causas da Revolução Industrial.
No modo de produção feudal a terra era um bem comum para a produção camponesa. A partir do momento em que se processa a transição para o modo de produção capitalista, a terra passou a ser encarada como um bem de produção. Desse modo, uma parte dos senhores feudais ingleses - a "gentry" (nobreza rural mais progressista, aburguesada) e os "yeomen" (camada mais rica dos pequenos e médios proprietários), passaram a cercar as suas terras, arrendando-as como pastagens para a criação de ovelhas, e delas expulsando os camponeses.
Resposta:
Na expulsão dos camponeses das terras comunais, que passaram a ser utilizadas como pasto para a criação de ovelhas e a extração de sua lã.
Espero ter ajudado :)