Respostas
A cidade era única na Grécia Antiga por conta de seu sistema social e constituição, que eram completamente focados no treinamento militar de excelência. Seus habitantes eram classificados como esparciatas (cidadãos espartanos, que gozavam de plenos direitos), periecos (libertos) e hilotas (servos estatais, população local não espartana escravizada). Os esparciatas realizavam o agōgē, um rigoroso regime de treinamento e educação, sendo que as falanges espartanas eram amplamente consideradas entre as melhores no campo de batalha. As mulheres espartanas tinham consideravelmente mais direitos e igualdade em relação aos homens do que em outras partes do mundo clássico.
Esparta foi objeto de fascínio em sua própria época, assim como no Ocidente após o Renascimento da cultura clássica. Este amor ou admiração de Esparta é conhecido como laconismo ou laconofilia. No seu auge, por volta de 500 a.C., o tamanho da cidade teria sido de cerca de 20 mil a 35 mil habitantes livres, além dos inúmeros periecos e hilotas. Com entre 40 mil e 50 mil habitantes, seria uma das maiores cidades-Estado gregas;[4][5]no entanto, de acordo com Tucídides, a população de Atenas em 431 a.C. era de 360 a 610 mil habitantes, o que torna improvável que Atenas fosse menor do que Esparta durante o século 5 a.C.[6]
1. Descobrimento do Brasil (1500)
O princípio de tudo é a chegada de Cabral ao Brasil, em 1500. É importante entender como tudo aconteceu, as causas e as consequências da expedição e como aconteceram os primeiros contatos com os índios que já habitavam as terras brasileiras.
2. Brasil Colônia (1530–1815)
Após o descobrimento, outro tema de grande importância para os estudos é o Brasil Colônia. Dentro desse contexto existem diversos tópicos que merecem atenção nos estudos, como:
As Capitanias Hereditárias
A Economia
O Extrativismo Vegetal
O Extrativismo Mineral
A Pecuária
A Escravidão
A Organização Político-Administrativa
A Expansão Territorial
3. Independência do Brasil (1822)
Após todos esses acontecimentos, chegamos à Independência do Brasil propriamente dita, em 1822, depois de diversos movimentos. É importante compreender nesse assunto todo o Processo da Independência do Brasil.
A Nomeação do Príncipe Regente D. Pedro I
Dia do Fico
O Reconhecimento da Independência do Brasil
4. Primeiro Reinado (1822-1831)
Assim, chegamos então ao Brasil Império, que compreende os anos de 1822 até 1889. Nessa fase, podemos focar os estudos no Primeiro Reinado, entre os anos de 1822 e 1831, entendendo os principais acontecimentos e as consequências futuras para o país.
5. Segundo reinado (1831-1840)
Quando chega ao fim o Primeiro Reinado, iniciamos outro tópico importante da História do Brasil, que é o Segundo Reinado, de 1831 até 1840. Neste contexto devemos enfatizar alguns pontos, como:
A Regência Trina Permanente
O Ato Adicional
A Regência Una
A Revolução Farroupilha
A Cabanagem
A Sabinada
A Balaiada
A Maioridade de D. Pedro II
6. Primeira República (1889-1930)
Em 1889 chegamos ao momento histórico da Primeira República. Nesse quadro podemos citar diversos pontos importantes de estudos, como:
O Primeiro Governo Provisório
Assembleia Constituinte
Presidência de Deodoro da Fonseca
A Política dos Governadores
O Coronelismo
Movimentos Tenentistas
Coluna Prestes
Revolta da Armada
7. Revolução de 1930 (1930)
A Revolução de 1930 é um assunto que está sempre em evidência nas questões dos vestibulares, por isso é importante se atentar aos fatos que antecederam essa revolução, como se deu e quais as consequências para o futuro do país.
8. Era Vargas (1930-1945)
Com a Revolução de 1930, chega ao poder Getúlio Vargas, nome muito importante na História do Brasil e que merece bastante atenção durante os estudos. Entender sua participação é fundamental para conseguir um bom resultado no vestibular.
9. Ditadura militar (1964–1985)
Esse tema da história brasileira está em constante evidência nos noticiários, por isso é muito importante conhecer o que levou à ditadura, como ela funcionava e como chegou ao fim. Alguns pontos importantes:
A Queda de João Goulart
Repressão aos Movimentos Sociais
Censura
Bipartidarismo
Tortura
Milagre Econômico
Os Presidentes da Ditadura
Diretas Já
Eleição de Tancredo Neves
10. Presidentes do Brasil (1985-Atualmente)
Para finalizar, é importante conhecer a história recente dos políticos brasileiros eleitos pelo voto direto. Entender a época de cada um, conhecer as obras realizadas e as conquistas alcançadas no país.
Veja também:
10 dicas de História para o Vestibular e Enem
Acredita que algum assunto importante ficou de fora? Conte pra gente nos comentá