Arquimedes viveu de 287 a 212 a.C., tendo nascido e vivido a maior parte de sua vida na cidade de Siracusa, na costa da Sicília, atual Itália, que naquela época era parte do mundo Grego. Era filho do astrônomo Fídias, que obteve uma estimativa para a razão dos diâmetros do Sol e da Lua. A palavra “Arquimedes” é composta de duas partes: arché, que significa princípio, domínio ou causa original; e mêdos, que significa mente, pensamento ou intelecto
De acordo com o livro base Biomecânica: aspectos históricos e conceituais, assinale a alternativa que apresenta quais foram as contribuições da utilidade das alavancas:
A permite ao ser humano a capacidade de se mover, mas com pouca eficiência.
B permitem que o esqueleto se mova com pouca eficiência devida à articulação de pouca eficiência.
C deixam que corpo humano realize somente movimentos que não exigem força ou potência.
D facilitam a execução somente de trabalho braçal que exige força;
E elas explicam como ossos e articulações permitem movimentos econômicos e eficientes.
Respostas
A alternativa A é falsa, pois as alavancas são ferramentas empregadas para levantar e mover objetos, não para mover o próprio corpo humano.
A alternativa B é falsa, pois as alavancas maximizam a eficiência do esqueleto, permitindo que o ser humano atinja o seu potencial máximo, sendo capaz de levantar coisas imensamente mais pesadas que ele mesmo.
A alternativa C é falsa, pois a alavanca não atrapalha qualquer outro movimento do corpo humano, permitindo que ele faça tudo o que já fazia antes e mais.
A alternativa D também é falsa, pois elas também auxiliam na execução de trabalhos braçais que exigem potência e resistência, não somente a força.
A alternativa E é a alternativa correta e representa o modo como as alavancas se aproveitam das nossas potencialidades fisiológicas para potencializar o trabalho humano.
Resposta:
REPOSTA CORRETA E ALTERNATIVA (E)
Explicação:
CONFIRDO NA MINHA PROVA