Questão 3/5 - Sociologia Contemporânea
Em sua obra, Karl Marx procura fazer uma análise do capitalismo com o objetivo de não apenas saber como funciona, mas poder transformar a sociedade e produzir uma nova realidade a partir das contradições do capitalismo.
Referência: PAIXÃO, A. E. Sociologia Geral. Curitiba: Intersaberes, 2012.
Com base nos estudos relativos à disciplina, assinale a alternativa que diz respeito corretamente ao capitalismo, na visão de Karl Marx:
A
Na sociedade capitalista analisada por Karl Marx os trabalhadores são proprietários da sua força de trabalho, enquanto os burgueses são proprietários dos meios de produção.
B
Na sociedade capitalista analisada por Karl Marx as forças produtivas acabam por desorganizar o trabalho, pois tendem a produzir aquilo que não é necessário.
C
A sociedade capitalista analisada por Karl Marx é perfeita, não necessitando de ajustes para a produção de trabalho, mas somente ajustar os meios de produção.
D
Na sociedade capitalista analisada por Karl Marx todo o proletariado recebe em troca de sua força de trabalho a participação de lucros por parte dos burgueses.
Na sociedade capitalista analisada por Karl Marx os trabalhadores são proprietários dos meios de produção, enquanto os burgueses são proprietários da força de trabalho.
algué
m pode ajudar ???
Respostas
A Na sociedade capitalista analisada por Karl Marx os trabalhadores são proprietários da sua força de trabalho, enquanto os burgueses são proprietários dos meios de produção.
Correto. Na perspectiva de Marx, os trabalhadores só são proprietários de sua própria força de trabalho e por isso a vendem.
B Na sociedade capitalista analisada por Karl Marx as forças produtivas acabam por desorganizar o trabalho, pois tendem a produzir aquilo que não é necessário.
Falso. Não é essa a análise feita por Karl Marx. Sua crítica não é ao que é produzido, mas o modelo.
C A sociedade capitalista analisada por Karl Marx é perfeita, não necessitando de ajustes para a produção de trabalho, mas somente ajustar os meios de produção.
Falso. Marx é um grande crítico da sociedade capitalista.
D Na sociedade capitalista analisada por Karl Marx todo o proletariado recebe em troca de sua força de trabalho a participação de lucros por parte dos burgueses.
Falso. A sociedade capitalista que Marx analisa é a de extremas contradições, sem a participação dos trabalhadores no lucro da empresa.
E) Na sociedade capitalista analisada por Karl Marx os trabalhadores são proprietários dos meios de produção, enquanto os burgueses são proprietários da força de trabalho.
Falso. Como já afirmado, o processo é inverso: a burguesia domina os meios de produção e os proletários vendem sua força de trabalho.
A. Na sociedade capitalista analisada por Karl Marx os trabalhadores são proprietários da sua força de trabalho, enquanto os burgueses são proprietários dos meios de produção.
Correto. Para Marx, os proletários são donos apenas da força de trabalho que possuem, e acabam assim, a vendendo.
B. Na sociedade capitalista analisada por Karl Marx as forças produtivas acabam por desorganizar o trabalho, pois tendem a produzir aquilo que não é necessário.
Falso. Para Marx a crítica deve ser feita não ao produto, mas ao modo como esse produto é feito.
C. A sociedade capitalista analisada por Karl Marx é perfeita, não necessitando de ajustes para a produção de trabalho, mas somente ajustar os meios de produção.
Falso. Marx criticou profundamente a sociedade capitalista, não sendo um defensor dela.
D. Na sociedade capitalista analisada por Karl Marx todo o proletariado recebe em troca de sua força de trabalho a participação de lucros por parte dos burgueses.
Falso. O proletariado não recebe participação nos lucros, o que é, para Marx, um dos principais pontos negativos do capitalismo, que ele propõe superar.
E. Na sociedade capitalista analisada por Karl Marx os trabalhadores são proprietários dos meios de produção, enquanto os burgueses são proprietários da força de trabalho.
Falso. O processo é inverso. Os possuidores da força de trabalho são os proletários. Os burgueses possuem os meios de produção.
Assim, podemos resumir a produção de Karl Marx, em sua análise do sistema capitalista, da seguinte forma:
- O mundo funciona a partir de uma lógica de embate entre diferentes classes;
- No mundo atual, as classes em embate são: burguesia e proletariado;
- A burguesia faz uso da mão de obra do proletariado, porque possui os meios de produção, enquanto o proletariado só possui sua mão de obra;
- Chegará um momento em que o proletariado ficará consciente de sua situação e promoverá uma revolução;
- Com a revolução, haverá um movimento continuo em direção a uma sociedade sem classes.
Os conceitos-chave de Karl Marx são, portanto, os seguintes:
- Luta de Classes: grupos antagonistas estão sempre em conflito;
- Mais-valia: em termos mais vulgares, é o lucro que o patrão consegue em cima do trabalho do operário/proletário;
- Burguesia: detentores dos meios de produção;
- Proletariado: detentores da mão de obra, que a vendem para ganhar o dinheiro necessário para sobreviver;
Agora que você já entendem o que Karl Marx procurou fazer em sua análise do capitalismo, aprofunde seus conhecimentos sobre o tem:
A globalização e o capitalismo
https://brainly.com.br/tarefa/1006171
Quais os principais pensadores do capitalismo?
https://brainly.com.br/tarefa/3640275
Positivismo e capitalismo
https://brainly.com.br/tarefa/11087253
-
Matéria: Sociologia
Nível: Ensino superior