• Matéria: História
  • Autor: veronicapereirp7n92m
  • Perguntado 8 anos atrás

como o processo de imperialismo afetou a África e a Ásia? E quais são as consequências? max.10 linhas

Respostas

respondido por: taahstyles779
5

Os dois continentes foram afetados pelo imperialismo por meio do avanço das grandes navegações, foram inicialmente Portugal e Espanha que iniciaram. Entre os motivos para a dominação na África, o principal deles foi explorar as riquezas naturais que tinham lá. Os ideólogos do neocolonialismo diziam que os europeus deveriam ocupar a Ásia e a África para que levassem consigo os hábitos, aparelhos e instituições que “melhorassem” a condição de vida daqueles povos muitas vezes taxados como “primitivos”, “selvagens” ou “atrasados”.

As principais consequências causadas pelo imperialismo são que, além de explorar os continentes e seus recursos naturais, o imperialismo provocou vários conflitos étnicos, e a cultura também foi muito afetada.

respondido por: JoaoNicacio
3
Olá! O Imperialismo afetou a África e a Ásia de muitas formas e segundo vários estudiosos do assunto, os países africanos e asiáticos ainda experimentam os terríveis efeitos do controle desenvolvido no século XIX. Uma das mais delicadas questões pode ser observada com relação ao processo de ocupação territorial. Muitas vezes, ignorando a cultura e as diferenças dos povos de uma mesma localidade, os imperialistas fizeram com que um mesmo território agrupasse etnias e tribos rivais. Com isso, mesmo após a saída das potências industriais, estas regiões se mostram assoladas por conflitos, guerras civis e eventos genocidas de razões diversas. Outra coisa foi o desenfreado interesse dos estrangeiros por matérias-primas e assim extraindo ao máximo as riquezas naturais dos países colonizados. E trazendo como consequência a atual situação de países que sofrem de uma instabilidade econômica e que poderia ter sido o contrário.

veronicapereirp7n92m: muito obrigada
JoaoNicacio: nadaa! A sua disposição
veronicapereirp7n92m: :)
Perguntas similares
6 anos atrás