Respostas
Um verdadeiro mito da história, Napoleão Bonaparte tornou-se imperador dos franceses no dia 18 de maio de 1804, adotando o nome de Napoleão I.
Sua nomeação como imperador ocorreu em um momento de ascensão na carreira militar, após uma série de campanhas vitoriosas. Como recompensa, Napoleão, que já era Primeiro Cônsul francês, foi proclamado Imperador pelo Senado. Ele controlou pessoalmente o exército com mão de ferro.
A cerimônia de coroação de Napoleão ocorreu no mesmo ano, no dia 2 de dezembro, na catedral de Notre Dame de Paris. A cerimônia foi um espetáculo que entrou para a história, começando pelo fato de que Napoleão não foi a Roma para ser ungido pelo papa, como os imperadores costumavam fazer. Ele obrigou Pio VII a ir a Paris para a cerimônia. O momento mais emblemático ocorreu na hora da coroação. Napoleão tomou a coroa das mão do Papa e coroou a si mesmo, de frente para o público e de costas para o pontífice. Depois, colocou a coroa na imperatriz Josefina. Com esse gesto, Napoleão passou a mensagem de que devia seu título a si mesmo e a mais ninguém.