• Matéria: Português
  • Autor: luisfernandoxj8
  • Perguntado 7 anos atrás

5 - Os poetas e escritores modernistas, dentre outras posturas, defenderam a linguagem coloquial, incorporaram léxico e construções de extração popular e regional e valorizaram elementos nacionais. Pode-se identificar num outro momento anterior da literatura que, dentro de um espírito nacionalista, também houve a defesa de uma possível “língua brasileira”, fato este verificado pela frase:
a) “Porque o escrever — tanta perícia, / Tanta requer, / Que ofício tal... nem há notícia / De outro qualquer.” (Olavo Bilac)
b) “O defeito que eu vejo nessa lenda [Iracema], o defeito que vejo em todos os livros brasileiros, e contra o qual não cessarei de bradar intrepidamente é a falta de correção na linguagem portuguesa, ou antes a mania de tornar o brasileiro uma língua diferente do velho português (...)” (Pinheiro Chagas)
c) “O povo que chupa o caju, a manga, o cambucá e a jabuticaba pode falar uma língua com igual pronúncia e o mesmo espírito do povo que sorve o figo, a pêra, o damasco e a nêspera?” (José de Alencar)
d) “Quando sinto a impulsão lírica escrevo sem pensar tudo o que meu inconsciente me grita” (Mário de Andrade)
e) “A grande poesia consiste na linguagem carregada de significação no mais alto grau possível” (Ezra Pound)

Respostas

respondido por: JuarezJr
48

Olá.

Alternativa C.
》Quando fala do "povo que chupa o caju, a manga, o cambucá e a jabuticaba", José de Alencar está se referindo ao povo, à camada com menos recursos e escolaridade. Quando fala do "povo que sorve o figo, a pêra, o damasco e a nêspera", está se referindo à camada mais privilegiada, à elite.

Assim, ele questiona como pode a linguagem do povo ser a mesma da linguagem das elites. Não seria possível o povo absorver essa linguagem elitizada sem modificá-la de acordo com sua cultura.
Por isso, ele defende a linguagem popular, aquela falada pelo povo e que identifica sua cultura.


Bons estudos!

respondido por: leorodrigues932322
2

Resposta:

O povo que chupa o caju a manga o Cambuca é a jabuticaba pode falar uma língua com igual, pronuncia é o mesma espírito do povo que sorve o figo a pêra o damasco e a nêspera

Perguntas similares