Questão 1/5 - Sociologia ContemporâneaSegundo Marx, por mais que o salário fosse alto, ele sempre iria se constituir apenas de uma parte da riqueza que o trabalhador produz. A maior parte da riqueza era apropriada pelo capitalista.Referência: PAIXÃO, A. E. Sociologia Geral. Curitiba: Intersaberes, 2012.Com base no contexto acima e nos estudos relativos à disciplina, assinale a alternativa que designa corretamente como Marx chamava a parte da riqueza gerada pelo trabalhador que não era entregue a ele, mas sim apropriada pelo capitalista:AReificação.BMaterialismo histórico.CAs relações de produção.DMais-valia.EConcepções capitalistas.
Respostas
Marx chamava esta parte do valor produzido do trabalho que não era entregue ao trabalhador, mas expropriada pelos capitalistas, de mais-valia.
De acordo com Marx era da mais-valia que provinha o lucro dos capitalistas, de modo que um empreendimento capitalista só obtinha lucro na exata medida em que explorava o proletariado, razão pela qual a conciliação entre a classe produtiva e a classe dona dos meios de produção é, segundo Marx, impossível.
Por conta desta incompatibilidade fundamental Marx acreditava que um dia o proletariado iria promover uma revolução e retirar do poder a burguesia, através da luta de classes, e criar um mundo sem exploração.
É correta a alternativa D.
Resposta: LETRA "D"
MAIS-VALIA
Explicação: Segundo Marx, o salário representa apenas uma parte da riqueza que o trabalhador produz; o resto da riqueza é apropriado pelo capitalista na forma daquilo que Marx chama de mais-valia
Referência: PAIXÃO, A. E. Sociologia Geral. Curitiba: Intersaberes, 2012, p. 101. 1º PARÁGRAFO