25. (Enem) A Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (Aids) é a manifestação clínica da infecção pelo vírus HIV, que leva, em média, oito anos para se manifestar. No Brasil, desde a identificação do primeiro caso de Aids em 1980 até junho de 2007, já foram identificados cerca de 474 mil casos da doença. O país acumulou, aproximadamente, 192 mil óbitos devido à Aids até junho de 2006, sendo as taxas de mortalidade crescentes até meados da década de 1990 e estabilizando-se em cerca de 11 mil óbitos anuais desde 1998. [...] A partir do ano 2000, essa taxa se estabilizou em cerca de 6,4 óbitos por 100 mil habitantes, sendo esta estabilização mais evidente em São Paulo e no Distrito Federal. Disponível em: . Acesso em: l2 maio 2009. A redução nas taxas de mortalidade devido à Aids a partir da década de 1990 é decorrente: a) do aumento do uso de preservativos nas relações sexuais, que torna o vírus HIV menos letal. b) da melhoria das condições alimentares dos soropositivos, a qual fortalece o sistema imunológico deles. c) do desenvolvimento de drogas que permitem diferentes formas de ação contra o vírus HIV. d) das melhorias sanitárias implementadas nos últimos 30 anos, principalmente nas grandes capitais. e) das campanhas que estimulam a vacinação contra o vírus e a busca pelos serviços de saúde.
Respostas
Vamos analisar cada alternativa por vez para poder selecionar a resposta correta da questão:
a) Falsa. Não é questão de tornar o vírus HIV menos letal, mas sim impedir sua transmissão.
b) Falsa. Embora um organismo melhor alimentado realmente tenha um sistema imunológico mais forte, não foi isso que reduziu as taxas de mortalidade pela Aids.
c) Verdadeira. Foi na década de 1990 em que o referido ocorreu.
d) Falsa. Embora melhores condições sanitárias ajudem a fortalecer o sistema imunológico, não foi isso que reduziu as taxas de mortalidade pela Aids.
e) Falsa. Não existe vacinação contra o vírus HIV.
Como a única alternativa correta é a c, trata-se da resposta correta da questão.
Resposta: Letra c -do desenvolvimento de drogas que permitem diferentes formas de ação contra o vírus HIV.