TESTE II Anticorpo que reconhece o prion patogênico (PrP*:) A B Microscópio Marcador específico para o príon Gel patogênico (PrP*0 a- !* Legenda: PrPsc - proteínas do Príon Scientific American Brasil, ago. 2004 (adaptado). Analisando os testes I. II e III, para a detecção de príons patogênicos, identifique as condições em que os resultados foram positivos para a presença de príons nos três testes: a) Animal A, lâmina B e gel A. b) Animal A, lâmina A e gel B. c) Animal B, lâmina A e gel B. d) Animal B, lâmina B e gel A. e) Animal A, lâmina B e gel B.
Respostas
Olá!
Nessa imagem esta faltando o primer teste, deixo anexa para melhor compreensão.
Vamos a lembrar que um prião é um agente infeccioso formado por uma proteína, causando encefalopatias espongiformes transmissíveis (EET).
Atualmente, a única maneira de diagnosticar a doença é através de uma biópsia cerebral quando o afetado morre.
No Teste I: temos que o uma amostra de tecido é injetada em dois ratos, onde o rato B morre, indicando que existe príons patogênicos nele.
No Teste II: temos que dois amostras são misturadas com o anticorpo que reconhece o príon patogênico, para ser analisadas em lâminas atraves de um microscópio. Na imagem pode-se observar que só a lámina A interage com o anticorpo.
No teste III: as amostras são colocadas num gel que atúa como marcador específico para o príon patogênico, ele permite tornar os príons visíveis. Assim só amostra com o gel B reagiu com esse marcador, amostrando o prion.
Assim tesmo que a alternativa correta é:
c) Animal B, lâmina A e gel B.