t losessão por ficar bronzeado é muito mais do que um simples desejo es- é: :o. Pode ser uma doença perigosa.” Essa manchete veiculada pela Istoé, :e setembro de 2008, levanta a discussão sobre o câncer de pele, tipo mais rquente no Brasil (cerca de 25% de todos os tumores malignos registrados). ;: ore a pele, órgão que recobre o corpo, podemos afirmar corretamente que: : nos animais, apresenta órgãos anexos diversos, como folículos pilosos, glândulas sudoríparas e sebáceas, penas, escamas e cascos. : dossuí organização anatômica diferente entre os grupos étnicos humanos existentes no mundo. : '•jmanos de pele escura produzem a mesma quantidade de melanócitos que os de pele clara e. portanto, ambos produzem a mesma quantidade de melanina. : a epiderme é extremamente irrigada por vasos, sendo, por esse motivo, tão vulnerável ao ataque de microrganismos.
Respostas
Olá!
É possível afirmar corretamente sobre a pele que: nos animais, apresenta órgãos anexos diversos, como folículos pilosos, glândulas sudoríparas e sebáceas, penas, escamas e cascos.
A organização anatômica da pele humana é a mesma entre os grupos étnicos. A diferença é que humanos com a pele escura produzem mais melanina que os que apresentam a pele clara.
A epiderme é pouco irrigada por vasos sanguíneos, por isso ela serve como barreira protetora ao ataque de microrganismos.
Alternativa correta: letra a)
Resposta:
Letra A
Explicação:
Item A: verdadeiro. Nos animais, a pele apresenta uma série de anexos epidérmicos como as glândulas sudoríparas para a produção de suor e regulação térmica, as glândulas sebáceas para a produção de lipídios e a lubrificação/impermeabilização dos pelos, e os fâneros, apêndices formados por células mortas queratinizadas, com funções diversas como retenção de calor (pelos e penas), proteção (escamas, unhas e cascos), defesa (cornos), etc...
Item B: falso. A pele possui a mesma organização anatômica nos vários grupos étnicos humanos existentes no mundo, apresentando duas camadas, a mais externa sendo a epiderme (tecido epitelial estratificado pavimentoso queratinizado) e a mais interna derme (tecido conjuntivo propriamente dito). O que varia de um grupo para o outro é a quantidade de pigmento (melanina) que ocorre.
Item C: falso. A diferença de pigmentação da pele entre os vários grupos étnicos humanos está na quantidade de
melanina produzida, uma vez que todos possuem a mesma quantidade de melanócitos.
Item D: falso. Como todos os tecidos epiteliais, a epiderme não é irrigada por vasos, o que contribui para diminuir a vulnerabilidade ao ataque de micro-organismos.